Portal da Secretaria Municipal de Educação

Publicado em:

2º Seminário e Mostra de Tecnologias para Aprendizagem: Ação promovendo a Reflexão

Ação formativa acontece nos dias 27 e 28/11, das 9h às 18h, no Anhembi

acao_promo_reflexao_740_x_430.jpg

Nos dias 27 e 28 de novembro, das 9h às 18h, acontece no Palácio das Convenções do Anhembi, em São Paulo, o “2º Seminário e Mostra de Tecnologias para Aprendizagem: Ação promovendo a Reflexão”.

A ação formativa, promovida pela equipe de Tecnologias para Aprendizagem do Núcleo Técnico de Currículo da Secretaria Municipal de Educação (SME), tem o objetivo de proporcionar vivências e experimentações aos estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino, potencializando o uso das tecnologias para aprendizagem de forma inovadora e ressignificando ações e conteúdos, práticas e espaços nas unidades escolares a partir do Currículo de Tecnologias para Aprendizagem.

É esperada a movimentação de aproximadamente 2 mil pessoas entre Professores, Coordenadores Pedagógicos e visitantes, além de 1 mil estudantes de Ensino Fundamental e de Ensino Médio.

Inscrições – O público-alvo do Seminário e Mostra é formado por Professores Orientadores de Informática Educativa (POIEs), um Coordenador Pedagógico, um Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental I ou um Professor de Ensino Fundamental II e Médio por EMEF, EMEFM e CIEJA.

No dia 27/11, participam os educadores das DREs Campo Limpo, Freguesia/Brasilândia, Itaquera, Penha, Pirituba/Jaraguá e São Mateus. No dia 28/11, é a vez das DREs Butantã, Capela do Socorro, Guaianases, Ipiranga, Jaçanã/Tremembé, Santo Amaro e São Miguel.

A participação no evento dará direito a certificado válido para a Evolução Funcional e só farão jus a esta certificação aqueles que cumprirem oito horas de permanência, se inscreverem e participarem de duas atividades no dia, uma no período da manhã e outra no da tarde. Cada educador deve se inscrever em uma palestra ou oficina por período do dia em que estará no evento.

As palestras e oficinas ocorrerão no mesmo horário, portanto não é possível participar de duas ou mais no mesmo período. È necessário escolher e se inscrever em apenas uma. As vagas são limitadas e as inscrições múltiplas acabam por bloqueá-las. Nos casos em que isto ocorrer, o inscrito será alocado aleatoriamente e as múltiplas inscrições serão canceladas.

Somente um professor de Ensino Fundamental por Unidade poderá se inscrever. Haverá dispensa de ponto apenas para os POIEs, conforme Portaria Nº 8.103, de 23 de novembro de 2018.

Faça sua inscrição clicando aqui.


Ações - O Seminário e Mostra promoverão as seguintes atividades:

JAM de Robótica - Uma maratona que ocorrerá durante dois dias e contará com a participação de 600 estudantes e 120 Professores da rede construindo estruturas robóticas a partir de um desafio comum a todos.

Hackaton - Maratona de programação para estudantes do ensino médio. Os alunos serão convidados para um desafio de dois dias envolvendo o uso dos kits de robótica e a prototipação de uma solução inovadora para problemas reais.

Oficinas - Serão oferecidas oficinas para Professores e Coordenadores Pedagógicos com vários temas abordados no Currículo de Tecnologias para Aprendizagem. Os oficineiros serão professores da Rede e Formadores das Divisões Pedagógicas (DIPEDs) das Diretorias Regionais de Educação (DREs).

Mostra de Tecnologias - A Mostra será interativa, com banners, e o processo divulgado a partir de um registro, publicado na web, e disponibilizado por QR Code, podendo ser acessado durante a visita.

Apresentações dos estudantes - Os estudantes farão apresentações dos projetos e seus protótipos. Serão exibidos aproximadamente 120 projetos durante os dois dias de Mostra.

Roda de Conversa - Haverá espaços organizados para os professores trocarem experiências com outros profissionais da Rede e também com visitantes.

Palestras - Assessores do Currículo e Especialistas serão convidados para falar sobre os temas e eixos do Currículo da Cidade.

O evento será aberto ao público da Rede Municipal de Ensino e comunidade escolar para visitação.

Programação – Para acessar a programação completa, clique aqui.

Confira mais informações no comunicado publicado no Diário Oficial.