Acervo

Conheça nosso acervo histórico

Acervo2.JPG

Cada acervo é constituído por meio de doações feitas por Unidades Educacionais, Diretorias Regionais de Educação, pela SME e por pessoas que valorizam e respeitam a história da educação do Município de São Paulo, sejam elas, educadores ou seus familiares.

Acervo audiovisual
Composto por fitas de VHS e cassetes, DVDs e slides que ultrapassam a cifra de 1000 títulos, abrange uma diversidade de temas desde palestras, entrevistas e congressos promovidos pela Secretaria, até eventos oficiais e festas de inauguração de escolas.

Acervo fotográfico
O acervo do Memorial da Educação Municipal nos remete à década de 40 com a criação dos Parques Infantis.
Composto por imagens que provém da Secretaria Municipal de Educação e coleções particulares as imagens registram em especial a arquitetura das escolas municipais, os secretários de educação, patronos, eventos e o cotidiano escolar.
A leitura e a análise de uma fotografia nos leva à informações valiosas. Observar o retrato de uma época, local, técnica e autoria contribui para ampliar as formas de expressão, comunicação, difusão de ideias e valores, recontando e reconstruindo a história.

Acervo tridimensional
Formado por móveis, utensílios, vestuários, livros, cartilhas e objetos pessoais de alunos e educadores, este acervo retrata a história da educação paulistana.

Acervo de Artes Gráficas
Este acervo é constituído por peças gráficas como cartazes e folders, criados pelo Núcleo de Artes Gráficas, para a comunicação visual de projetos e eventos da Secretaria Municipal de Educação.

consulte o acervo aqui