Publicado em:

Alunos da Rede Municipal terão aulas de empreendedorismo

Professores serão formados gratuitamente para promover empreendedorismo da rede. Projeto piloto será implantado em 13 unidades

Reuniao Secretario Bruno Caetano com Sebrae 1_740x430.jpg


O Secretário Municipal de Educação Bruno Caetano assinou hoje (12) um Termo de Cooperação com o SEBRAE (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo), para promover a disseminação da cultura empreendedora. A metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos – JEPP é uma iniciativa dos dois órgãos visando promover a cultura empreendedora entre crianças do 1° ao 5° ano. Inicialmente, o projeto será implantado de maneira piloto em 13 escolas da Rede Municipal de Educação.



Reuniao Secretario Bruno Caetano com Sebrae 13_740x430.jpg


A iniciativa prevê uma formação em três módulos para os professores, totalizando 76 horas e o Seminário UniCEU Jovem Empreendedor, que é o terceiro módulo. Durante as aulas os docentes terão fundamentação teórica e metodológica do curso e vão aprender o que é o comportamento empreendedor, além de temas como a cultura de cooperação, cultura e inovação, ecossustentabilidade, ética e cidadania. Não será obrigatória a adesão e inscrição de todos os professores do 1º ao 5º ano. Os módulos serão certificados mediante frequência, participação e apresentação das atividades solicitadas, conforme legislação vigente.

O curso se utiliza de metodologia semiaberta, ou seja, as atividades poderão ser adequadas a cada Projeto Político Pedagógico, realidade local, desde que não altere os conceitos que estão sendo desenvolvidos. O objetivo é propiciar a oportunidade de relacionar teoria e prática na realização de um projeto voltado para a faixa etária da turma.

No 3º ano, por exemplo, a proposta é a montagem de uma oficina de brinquedos ecológicos, elaborados com material reciclável. A atividade incentiva o autoconhecimento e a percepção do outro, aspectos necessários ao desenvolvimento dos comportamentos empreendedores. Além disso, o divertimento e o lazer são condições fundamentais para promoção da saúde, qualidade de vida e aprendizado.