Portal da Secretaria Municipal de Educação

Publicado em:

Alunos escritores da EMEF Benedito Calixto produzem contos nas aulas de informática

Livro e documentário serão realizados a partir dessa experiência

Calixto_740_x_430.jpg

Alunos do 4º ano do ensino fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Benedito Calixto, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Itaquera, tornam-se escritores de contos nas aulas de informática.

“A ideia surgiu da necessidade de auxiliar o trabalho desenvolvido em sala de aula, com o objetivo de consolidar a leitura e a escrita”, comenta Paulo Ricardo, Professor Orientador de Informática Educativa (POIE), idealizador do projeto.

“Aprendi a corrigir as palavras, a fazer uma história com o computador, era uma coisa que eu não sabia fazer corretamente”, comenta o aluno escritor Benjamin, do 4º ano B.

Este é o terceiro ano de desenvolvimento do projeto na unidade. Com duração de três bimestres, ele foi organizado nas seguintes etapas:

1ª etapa - Sondagens com os alunos do ciclo de alfabetização (3ª ano) para o ciclo interdisciplinar (4ª ano), visando identificar as necessidades e oportunidades de aprendizagem.

2ª etapa – Planejamento do projeto tendo a sondagem como base, contemplando as expectativas de aprendizagem propostas nas orientações curriculares da Secretaria Municipal de Educação (SME).

3ª etapa – Introdução ao programa de edição de documentos Microsoft Word como meio de escrita, apresentando suas ferramentas e possibilidades.

4ª etapa - Utilização do Google como ferramenta de pesquisa de informações na internet.

5ª etapa – Com base nas informações pesquisadas e orientadas pelo professor, os alunos forma estimulados a treinar a leitura e escrita de pequenos contos.

6ª etapa - Construção de contos oficiais para compor o livro de histórias do projeto.

7ª etapa - Compilação das produções e edição do livro de contos Escritores do Calixto 2017.

8º etapa – Evento de apresentação dos contos para alunos de outras turmas, com direito a sessão de autógrafos dos alunos escritores. As apresentações serão gravadas em vídeo e farão parte de um documentário que contará a história sobre os Escritores do Calixto.