Publicado em:

Assinatura do Acordo de Cooperação com a Associação dos Professores de Francês

Ação faz parte do Programa Educacional do Ensino de Francês

conv_franca_740_x_430.jpg


Na manhã desta terça-feira, 19 de janeiro, o Secretário Gabriel Chalita, se reuniu com o Cônsul Geral da França em São Paulo, Damien Loras, para a assinatura de um Acordo de Cooperação Técnica entre a Secretaria Municipal de Educação (SME) e a Associação dos Professores de Francês do Estado de São Paulo (APFESP), representada pela sua presidente, Heloísa Moreira.


“Essa parceria é importante porque ela nos ajuda a ter uma reflexão maior sobre o aprendizado de uma língua importante como o francês, não só do ponto de vista do emprego, mas também da cultura”, disse o Secretário. “Parcerias como essa dão a dimensão de uma construção coletiva em que uma cultura aprende com a outra, dialoga com a outra”, concluiu.


A parceria entre a SME e APFESP, com o apoio do Consulado da França, facilitará a elaboração e a execução do “Programa Educacional do Ensino do Francês, Língua Estrangeira (FLE)”, aprovado pela Secretaria, bem como formar, efetivar e auxiliar o trabalho de professore da Rede Municipal de Ensino que possuem habilitação para o ensino da língua francesa, para que realizem aula de introdução dessa língua e das culturas francófonas junto aos alunos do Ensino Fundamental I e II.


O Cônsul Geral da França em São Paulo, Damien Loras, falou sobre a importância de se ensinar uma segunda língua às crianças. “Preparar os alunos da Rede Municipal de Ensino de São Paulo a falar francês, é a melhor maneira de dar a eles subsídios para vir a se formar e trabalhar para o desenvolvimento desta cidade maravilhosa”, ressaltou.

conv_franca_740_x_430_01.jpg
Da esquerda para a direita: Fernando José de Almeida, Assessor Especial da SME; Jean-Luc Puyau, Adido de Cooperação para o francês; Damien Loras, Cônsul Geral da França em São Paulo;  Heloísa Moreira, presidente da APFESP, Gabriel Chalita, Secretário Municipal de Educação da cidade de São Paulo, Vicente Trevas, Secretário Municipal de Relações Internacionais e Federativas; Fátima Antonio, Diretora da DOT-Ensino Fundamental; Thibault Samson, Cônsul-Adjunto encarregado de Assuntos Políticos e Imprensa.


Presente a reunião, o Secretário Municipal de Relações Internacionais e Federativas, Vicente Trevas, salientou a sobre os benefícios dessa parceria. “Os produtos dessa cooperação vão ajudar nossa cidade a ter uma relação mais diferenciada nesse processo de integração da humanidade que hoje a gente chama de globalização”, completou o Secretário, concluindo que precisamos nos apropriar de forma criativa das relações internacionais.


O chamamento para os professores interessados que se dará via Divisão de Orientação Técnica (DOT), representado na reunião pela Diretora de DOT- Ensino Fundamental, Fátima Antonio, que promoverá curso preparatório, a montagem das turmas e a formação da APFESP.
Compartilhar esta página: