Portal da Secretaria Municipal de Educação

Publicado em:

Bate-papo #EstudanteTemVoz

Alunos de escolas municipais conversam sobre currículo com Secretário Alexandre Schneider


Bate_papo_EstudanteTemVoz_740_x_430.jpg


Com o objetivo de intensificar o diálogo entre a Secretaria Municipal de Educação (SME) e seus estudantes, ocorreu nesta sexta-feira, 9 de junho, o bate-papo #EstudanteTemVoz. A ação foi programada pelo Núcleo Técnico de Currículo (NTC) / Núcleo de Educomunicação e promoveu o encontro do Secretário Municipal de Educação, Alexandre Schneider, com oito alunos de escolas municipais.


A conversa aconteceu na Biblioteca Pedagógica Profª Alaíde Bueno Rodrigues, situada na sede da SME. Entre os temas apontados pelos alunos estavam a importância da participação dos estudantes na construção do currículo, tecnologias nas escolas, atividades de educação integral, metodologias de ensino, violência e vulnerabilidade social dos estudantes.





No bate-papo, Schneider enfatizou que "nesta construção do currículo, aquilo que vocês colocaram nas pesquisas, nas assembleias, nas reuniões, serão objetos da demanda do currículo e objeto do próprio currículo. A participação de vocês, quanto maior ela for, mais vai fazer com que a escola se aproxime dos anseios dos estudantes. A gente existe pra isso, não é pra outra coisa. O estudante não existe pra escola. A escola é que existe para o estudante. A gente precisa fazer esta reflexão e só vamos conseguir fazer se estivermos juntos, os estudantes, os professores, a Secretaria, os pais e a sociedade. Com certeza nós teremos uma escola melhor do que temos hoje”.


A ação faz parte de uma série de outras iniciativas de diálogo da SME com os estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e tem o objetivo de conhecer o que eles pensam sobre escola, aula e rotina de aprendizado. Os questionamentos e respostas dos alunos contribuirão para a construção do currículo da Rede Municipal de Ensino.


Entre a programação de escuta dos estudantes estão os bate-papos nas Unidades Educacionais sobre o Currículo e o acesso ao aplicativo Imprensa Jovem com questões referentes à mesma temática. Para acessar o aplicativo, os estudantes podem utilizar o laboratório de Informática da escola ou smartphones clicando neste endereço: app.vc/imprensajovem