Publicado em:

CEIs parceiros da DRE Capela do Socorro organizam feira para aproximar crianças das frutas, verduras e legumes

CEIs Nossa Senhora de Fátima e Sociedade Beneficente Equilíbrio de Interlagos simulam feira para apresentar alimentos in natura

feiraprincipal_740x430.jpg

Nos dias 12 e 13 de Setembro, os Centros de Educação Infantil parceiros, Nossa Senhora de Fátima e Sociedade Beneficente Equilíbrio de Interlagos, da Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro, organizaram barracas de feira com variedades de frutas, verduras e legumes para crianças do minigrupo II trocarem por fichas entregues pelas educadoras. A atividade integra projetos de educação alimentar e nutricional, planejados pelas unidades educacionais que contemplam a entrega dos alimentos escolhidos pelas crianças para a equipe de cozinheiros escolares transformarem em preparações culinárias.

A Coordenação Pedagógica do CEI Nossa Senhora de Fátima (C.A.S.A.S), Lais Pereira, ressaltou que a ideia da feira surgiu da própria equipe da cozinha. O cozinheiro Osmar Santo, afirmou que a atividade foi planejada “para homenagear o dia do feirante”, comemorado no dia 25 de agosto. Na ocasião, o cardápio da refeição da tarde foi adaptado para uma torta de frango com legumes escolhidos pelas crianças na feira, acompanhados por salada de frutas como sobremesa.

A atividade no CEI Nossa Senhora de Fátima foi acompanhada pela Diretora da unidade, Carmelita Lima, a Coordenadora pedagógica Lais Pereira, o Cozinheiro Osmar Santo, as auxiliares de cozinha Derciane Santos e Sandra Cavalcante, pelo Supervisor escolar Alexandre Cordeiro, além das educadoras responsáveis pelas turmas participantes e a nutricionista da Coordenadoria de Alimentação Escolar (CODAE) da Secretaria Municipal de Educação (SME).

No CEI Sociedade Beneficente Equilíbrio de Interlagos (SOBEI), a Diretora Helia Campos, a Coordenadora pedagógica, Adriana Nascimento, as educadoras Nargila e Didi e a Assistente administrativo, Inês, fizeram o papel de feirantes para interagir com as crianças. A atividade foi acompanhada, pela nutricionista Jéssica Vieira, da SOBEI, pelas educadoras responsáveis das turmas participantes e pela nutricionista da CODAE/ SME.

A Coordenadora pedagógica da unidade, Adriana Nascimento, observa que a feira é trabalhada de acordo com a sazonalidade dos produtos adquiridos pela SOBEI, “o projeto envolve também a orientação para a “família levar a criança à feira na semana em que a atividade acontece”.

A Coordenadoria de Alimentação Escolar ressalta que estimula a realização de projetos que visam à aproximação dos educandos com alimentos in natura de baixa aceitação na alimentação escolar. Resgatar o ritual de ir à feira, do qual a população tem se distanciado cada vez mais, é uma ótima estratégia pedagógica para estimular o consumo de frutas, verduras e legumes entre as crianças.

Veja as fotos:

feira3_740x430.jpg
CEI Sociedade Beneficente Equilíbrio de Interlagos

feira1_740x430.jpg
CEI Nossa Senhora de Fátima

feira2_740x430.jpg
CEI Sociedade Beneficente Equilíbrio de Interlagos