Publicado em:

Crianças da Escola Municipal de Educação Infantil Gabriel Prestes exibem lembranças na exposição “Do Coisário ao Relicário: memórias e afetividades”

A mostra é aberta para o publico de terça a domingo das 9hs às 17hs, no Museu da Cidade de São Paulo: Chácara Lane

gabrielpresteprincipal_740x430.jpg

As crianças da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Gabriel Prestes, em parceira com o Museu da Cidade de São Paulo - Chácara Lane, apresentam a 3ª edição da exposição “Do Coisário ao Relicário: Memórias e Afetividades”. A mostra esta aberta ao público de terça a domingo, até o dia 20 de outubro, das 09h às 17h, com entrada gratuita.

A exposição é fruto de conversas entre educadores da escola e do museu. A ideia surgiu quando uma das professoras visitou o Museu de Arte Contemporânea de Niterói, em 2005, que transformou o conceito para evidenciar as memórias e histórias dos estudantes e familiares da escola municipal.

Em sua terceira edição, a proposta é reunir objetos que contem histórias das crianças e das famílias e que tenham um valor sentimental. Para o desenvolvimento da atividade, que parte da Festa da “Cultura Popular Brasileira e de Outros Povos”, as professoras da unidade solicitaram às famílias que trouxessem objetos que tivessem um valor sentimental, acompanhados de uma pequena narrativa que explicasse a importância do objeto para o núcleo familiar.

gabrielpreste2_740x430.jpg

gabrielpreste4_740x430.jpg

Após receberem todos os objetos, a escola e museu desenvolveram ações conjuntas com a intenção de pensar o território em que se encontram e de propor diálogos entre vizinhos. Esta relação enriquece as reflexões sobre a função do Museu da Cidade de São Paulo e as dimensões da cidade, do patrimônio cultural e da educação. Com essa iniciativa, o museu consolida sua ação na direção de compreender os habitantes como agentes de suas próprias narrativas e a cidade como seu maior acervo.

Para visitar a exposição com um educador do museu, é necessário fazer um agendamento prévio no e-mail: educativomuseudacidade@gmail.com.

Vale destacar que outras unidades escolares também podem fazer visitações com seus alunos, basta entrar em contato com antecedência. A exibição estará aberta ao público de terça a domingo, das 09h às 17h, com entrada gratuita, até o dia 20 de outubro. Ao fim da mostra, todos os objetos serão devolvidos aos devidos responsáveis.