DAE participa do VI Congresso Iberoamericano de Nutrição

Apresentação de trabalho sobre o Programa de Alimentação Escolar do Município de São Paulo

Noticia_Congresso_IberoAmericano_740X430.jpg

No período de 9 a 11 de outubro de 2015, na Intendência de Montevideo, Uruguai, aconteceu o VI Congresso Iberoamericano de Nutrição. O evento foi realizado com o objetivo de promover discussões para uma melhor nutrição e de alcançar estilos de vida saudáveis e sustentáveis. Contou com o apoio de órgãos como a Organização Mundial de Saúde - OMS, Organização Panamericana de Saúde – OPAS, Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura – FAO, UNICEF, os Ministérios de Saúde Pública, de Relações Exteriores, Educação e Cultura, do Trabalho e Segurança Social, Agricultura e Pesca, Turismo e também o envolvimento de várias instituições técnicas, de pesquisa e ensino.

O Departamento de Alimentação Escolar-DAE da Secretaria Municipal de Educação esteve no evento para apresentar e discutir o trabalho: “Prevalência de Alimentos fornecidos no Programa de Alimentação Escolar do Município de São Paulo: reflexões sobre sua qualidade”, de autoria de Elaine Donizetti Alvares, Genivaldo Gomes de Souza, Mônica Cardial Tobias e Daniela Wenzel. O trabalho teve como objetivo analisar a qualidade da alimentação escolar através de alimentos fornecidos no Programa de Alimentação Escolar do Município de São Paulo, segundo a classificação do Guia Alimentar para População Brasileira, do Ministério da Saúde e também dos critérios de utilização de alimentos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE.

Como destaque, observou-se que, no ano de 2014, entre os alimentos fornecidos no Programa de Alimentação Escolar - PAE da cidade de São Paulo, 84% foram in natura ou minimamente processados, sendo que desses, 57,2% foram compostos por diferentes tipos de frutas. Esses resultados demonstraram a preocupação da equipe do DAE no oferecimento de uma alimentação adequada e saudável aos alunos da rede municipal.

Sobre o Congresso - O evento teve como conferência inaugural “Estratégicas públicas para melhorar a realidade sanitária, consequência de uma má nutrição”. Outros temas abordados foram: o desenvolvimento de políticas públicas nas diferentes fases da vida (gestação, crescimento e desenvolvimento na infância e adolescência, vida adulta); obesidade em diferentes aspectos; alimentação saudável; discussão sobre o Guia Alimentar para a população brasileira - 2014; atividade física; promoção da saúde e educação para o direito a uma alimentação adequada; conservação de alimentos; publicidade de alimentos; doenças crônicas não transmissíveis; alimentação escolar; entre outros temas de destaque na agenda mundial da saúde pública e os desafios para os países da América Latina.