Publicado em:

DRE Guaianases realiza encontro sobre o Programa São Paulo Integral

Educação Integral cresceu 43% em São Paulo

dregua SPI_740X430.jpg

Nesta sexta-feira (23) a Diretoria Regional de Educação (DRE) Guaianases promoveu um encontro para discutir a reorganização do “Programa São Paulo Integral - SPI”, conforme as diretrizes estabelecidas pela Instrução Normativa nº 21, de 19 de agosto de 2019.

Implementado em 2016, o programa consiste na promoção de experiências pedagógicas diferenciadas e diversificadas, a partir da expansão e qualificação do tempo de permanência dos estudantes na escola. Este trabalho atende aos princípios do Currículo da Cidade e permite que ele se efetive nas Unidades Educacionais.

Inicialmente foram atendidos mais de 13 mil estudantes. Entre 2018 e 2019, houve um aumento de 43%, passando de 102 para 146 escolas participantes. Atualmente a DRE Guaianases conta com 8 unidades que aderiram ao programa, sendo 685 crianças/adolescentes beneficiados.

Além de constar no Plano de Metas da Cidade, o SPI também faz parte do Plano Regional de Educação da DRE Guaianases, que em sua meta 9 determina a ampliação da oferta de Educação Integral.

Segundo a Diretora Regional de Educação, Lucimeire Cabral de Santana, as ações articuladas pela Educação Integral demonstram resultados significativos no ambiente escolar. “Os projetos apresentados hoje nos provam que devemos ampliar a oferta da Educação Integral, pois os trabalhos realizados no contraturno estão gerando um impacto muito positivo na vida das nossas crianças e jovens.”

A ação, organizada pelas equipes da DRE Guaianases, contou com a participação de Diretores de Escola e das Gestoras dos Centros Educacionais Unificados (CEUs).

Alguns gestores foram convidados para socializar experiências exitosas no percurso do Programa São Paulo Integral, vivenciadas em suas unidades. Foram eles: Eliane Soares Cesário Torres – Diretora da EMEF CEU Água Azul; Edno Candido da Cunha – Diretor da EMEF Quirino Carneiro Rennó; Keilla Barreto Girotto Almeida – Diretora da EMEF Vladimir Herzog e Roberta Guasti de Paula e Silva Claussen – Coordenadora Pedagógica da EMEF Paulo Nogueira Filho – DRE Freguesia/Brasilândia.

Clique no link a seguir para acessar às fotos do Encontro:
photos.app.goo.gl/fXnVhD3rjWmNxZxm6