Portal da Secretaria Municipal de Educação

Publicado em:

EDUCOM marca presença no III Encontro Brasileiro de Governo Aberto

Núcleo de Educomunicação apresenta sua trajetória como proposta de gestão democrática

gov_aberto_ij_740x430.jpg

Nos dias 4 e 5 de novembro, aconteceu no Centro Cultural Banco do Brasil o III Encontro Brasileiro de Governo Aberto III. O evento reuniu especialistas, ativistas e representantes do poder público do Brasil e de países da América Latina para o debate de propostas e apresentação de iniciativas para modernizar o acesso de dados públicos pela sociedade.

O Coordenador do Núcleo de Educomunicação da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, Carlos Lima, a convite da Secretaria Municipal de Gestão, apresentou, no evento, a trajetória do Núcleo, marcada pela participação dos estudantes para uma comunicação democrática e para a promoção da Cultura de Paz na comunidade escolar.

Política pública de Educação instituída como Lei Municipal 13.941 – Programa Educom – Educomunicação pelas Ondas do Rádio, a proposta é desenvolvida há quase 18 anos nas escolas municipais da capital paulista. O projeto Educom.Rádio iniciou suas ações para o combate à violência na escola por meio da Rádio Escolar. Como Programa Nas Ondas do Rádio - portaria SME-5792/09, ampliou suas possibilidades pedagógicas na escola, com a participação dos estudantes em projetos de Educação Integral em tempo Integral que abordam diferentes linguagens. Agora como Núcleo EDUCOM, setor dedicado ao desenvolvimento da Educomunicação, participa da implementação do Currículo integrando a proposta de Educomunicação às diferentes áreas do saber.

Para Carlos Lima, “o caminho para promover a cultura de participação dos estudantes na escola pública passa pela formação dos educadores”. Ainda segundo o coordenador, “é na formação que os mecanismos e conhecimentos sobre processos de comunicação utilizados pelas novas gerações podem ser compreendidos e, assim, tornarem-se aliados na mobilização dos estudantes para a construção de conhecimentos significativos”.

Atualmente o Núcleo de Educomunicação oferece uma média de 2 mil vagas por ano em 15 cursos e formação EAD para 1 mil estudantes que desenvolvem o Programa Imprensa Jovem.

O III Encontro Brasileiro de Governo Aberto trouxe a perspectiva de que a participação, o controle e a intervenção na sociedade são fundamentais na manutenção de um estado democrático. Neste sentido, a Educomunicação tem papel importante nas políticas de Governo Aberto, já que contribui para o fortalecimento do diálogo”, aponta Carlos.

Acesse a apresentação - Educomunicação e Gestão Democrática

Saiba mais sobre o Congresso