Portal da Secretaria Municipal de Educação

Publicado em:

EMEF Heitor de Andrade integra Programa de Escolas Associadas da UNESCO

Iniciativa apoia unidades que valorizam a cultura da paz e a cidadania

heitor_principal_unesco_740x430.jpg


A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Heitor de Andrade, da Diretoria Regional da Educação (DRE) Capela do Socorro, agora faz parte do Programa de Escola Associadas (PEA) da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO). O programa é uma rede de incentivo a escolas que desenvolvem projetos que valorizam a cultura da paz e a cidadania e está presente em mais de 130 países.

Quando uma escola se torna associada, além do certificado internacional, ela passa a fazer parte de uma comunidade de compartilhamento de ideias, informações e projetos. A unidade também pode receber materiais didáticos da UNESCO e participar de concursos nacionais e internacionais.

A EMEF Heitor de Andrade fez o credenciamento em janeiro deste ano, teve seus projetos avaliados e se juntou ao PEA oficialmente durante o Encontro Nacional da Rede PEA-UNESCO em Salvador, BA, no último dia 12 de setembro. A gestão da unidade participou da cerimônia e recebeu o credenciamento e o logo oficial de escola associada diante de mais de 600 educadores.

Entre os principais projetos da EMEF desenvolvidos neste ano acerca do tema norteador, destacaram-se a ação pedagógica com três sobreviventes da bomba atômica que destruiu as cidades de Hiroshima e Nagasaki - o encontro aconteceu no dia 6 de agosto e usou vídeos, rodas de conversa, análise de músicas e poesia para recontar os fatos e promover a reflexão - e a celebração do Dia Mundial da Paz, em 21 de setembro, com atividades de leitura, música e reflexão, além da construção coletiva de painéis sobre o tema.

A diretora da Unidade Educacional, Lucia Helena Leal Soria dos Reis, aborda a importância do reconhecimento das ações. “Participar desta rede nos respalda quanto ao rumo dos trabalhos pedagógicos desenvolvidos, uma vez que se somam às iniciativas de um organismo reconhecido mundialmente. Acreditamos no trabalho dos professores, funcionários, estudantes e pais consolidando valores, favorecendo o desenvolvimento integral do educando e a participação da comunidade escolar na construção da cidadania global e da cultura de paz”, observa Lucia.

Veja a galeria de fotos