Educação em Direitos Humanos é tema de premiação

Projetos de 16 Unidades Escolares da Rede Municipal de Ensino foram destacados em evento

Premio Direitos Humanos_740x430.jpg

Professores e estudantes da Rede Municipal de Ensino foram protagonistas da noite especial de entrega do VI Prêmio Municipal de Educação em Direitos Humanos. O evento ocorreu no Teatro Procópio Ferreira e reuniu os concorrentes das 16 escolas finalistas nas categorias Estudantes, Grêmios Estudantis, Unidades Escolares e Professores.

A iniciativa está em sua sexta edição e é organizada pela Coordenadoria de Educação em Direitos Humanos, da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Ao todo, o evento ofereceu 50 mil reais em prêmios.

O Prefeito da Cidade de São Paulo, Bruno Covas, o Secretário Municipal de Educação, Alexandre Schneider e a Secretária Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Berenice Giannella, fizeram a entrega dos prêmios.

“Parabenizo a todas as escolas que participaram. Vocês, jovens, têm a responsabilidade de combater violações dos direitos humanos, fazer mais que a minha geração e melhorar a nossa cidade, o país e o mundo”, disse o Prefeito Bruno Covas.

Para o Secretário Municipal de Educação, Alexandre Schneider, a “Educação em Direitos Humanos acontece quando a gente entende que a escola, pública e laica, é um espaço de todos, onde todos precisam ser representados”. A Secretária Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Berenice Giannella, ressaltou a importância de se discutir o que são os Direitos Humanos, “sempre levando em consideração que esses direitos são de todos nós”.

Apresentação cultural – crianças, jovens e adultos do grupo Extremo X, da zona sul de São Paulo, apresentaram performances de dança. O sucesso dançante Ginga, da cantora Isa, agitou a galera presente.

Veja aqui a galeria de imagem.

Confira os premiados:

UNIDADES EDUCACIONAIS:

1º Colocado (R$ 5.000,00)
Nome do Projeto: “Comunidade e Escola: O Gol é Nosso”
Nome da Escola: EMEF Daisy Amadio Fujiwara

2º Colocado (R$ 4.000,00)
Nome do Projeto: “Cartografia Social – Mapeamento participativo como instrumento de reconhecimento territorial”
Nome da Escola: EMEF Ary Gomes

3º Colocado (R$ 3.000,00)
Nome do Projeto: “Descaminhos da Violência – uma abordagem sobre conflitos e desigualdades sociais”
Nome da Escola: CIEJA Clóvis Caitano Miquelazzo

Menção honrosa (R$ 2.000,00)
Nome do Projeto: “Mediação de conflitos através da justiça restaurativa: uma forma de combate a violência escolar”
Nome da Escola: EMEF Prof. Henrique Pegado

PROFESSOR:

1º Colocado (R$ 5.000,00)
Nome do Projeto: “Aula Pública - Integrando as diversas culturas no Glicério”
Nome da Escola: EMEF Duque de Caxias

2º Colocado (R$ 4.000,00)
Nome do Projeto: “Slam Altino - Ninguém cala o nosso grito!”
Nome da Escola: EMEF Dr. Altino Arantes

3º Colocado (R$ 3.000,00)
Nome do Projeto: “O migrante mora em minha casa”
Nome da Escola: EMEF Infante Dom Henrique

Menção honrosa (R$ 2.000,00)
Nome do Projeto: “Anoitece. A cidade dorme?!”
Nome da Escola: EMEF José Bonifácio

ESTUDANTES:

1º Colocado (R$ 3.500,00)
Nome do Projeto: “Direito da Mulher”
Nome da Escola: EMEF José Maria Whitaker

2º Colocado (R$ 3.000,00)
Nome do Projeto: “Prevenção ao abuso sexual infantil”
Nome da Escola: EMEF Arquiteto Vilanova Artigas

3º Colocado (R$ 2.500,00)
Nome do Projeto: “Gravidez Precoce – Documentário”
Nome da Escola: EMEF Joaquim Osório Duque Estrada

Nome do Projeto: AEL Teatro