Publicado em:

Educadores de Lauro de Freitas visitam projetos de Educomunicação

Em visita à EMEF Júlio Marcondes Salgado, educadores conhecem a Rádio JMS

Educadores_Lauro_Freitas_visitam_projetos_Educomunicacao_740_x_430.jpg


No dia 15 de setembro, a equipe do projeto de Educomunicação Rádio JMS, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) General Júlio Marcondes Salgado, da Diretoria Regional de Educação Jaçanã/ Tremembé (DRE JT), recebeu a visita de um grupo de profissionais da educação da cidade de Lauro de Freitas, do estado da Bahia. O intuito da visita foi conhecer práticas educomunicativas que estejam integradas ao projeto de educação integral da Rede Municipal de Ensino (RME).

Participaram da comitiva de Lauro de Freitas o professor e Secretário Municipal de Educação, Paulo Gabriel Nacif, a Coordenadora de Educação Básica, professora Cristina Kavalkievicz e a Coordenadora do Núcleo Articulador da Educação Integral, Nadjena Miranda. A visita foi articulada pelo Fórum de Educação Integral da cidade de São Paulo e apoiada pela Coordenadoria de CEUs e Educação Integral (COCEU), representada por Mayra Vidal e Emanuel Junior.

Os visitantes foram recepcionados pelos alunos educomunicadores Luis Guilherme, Iasmin Reis, Marco Cipriano e Lucas Martins. Eles integram a Rádio JMS, iniciativa de Imprensa Jovem da EMEF Gen. Júlio Marcondes Salgado. Os estudantes tiveram a responsabilidade de apresentar o estúdio de gravação e as práticas desenvolvidas pela turma. O projeto está sob a coordenação da professora de Língua Portuguesa, Carol Cuofano, e da Professora Orientadora de Informática Educativa (POIE), Emília Cayres.

Após apresentação do projeto, a aluna Iasmin Reis realizou uma breve entrevista com o Secretário Paulo Nacif. Para o Secretário, “a experiência de São Paulo na Educomunicação é emblemática e fundamental pelo protagonismo que a gente percebe nos estudantes”. Exatamente por isso, a gente colocou como uma das nossas prioridades conhecer essa experiência. Para ele, “tudo que a gente está vendo aqui demonstra que nós não erramos na escolha dessa iniciativa como algo fundamental para a inspiração do nosso trabalho”.





A entrevistadora Iasmim, da Rádio JMS, conta que ficou ansiosa ao saber da visita da comitiva de Lauro de Freitas. “Creio que a vinda deles foi muito construtiva para ambos os lados, pois saíram daqui com várias informações sobre o projeto e tivemos a chance de divulgar nosso trabalho”, comenta a estudante.

O Núcleo de Educomunicação em Lauro de Freitas já está presente na Rede Municipal de Ensino da cidade desde o início do ano. Gabriella Santana, responsável pelo Núcleo, que integra a Coordenação da Cidade Educadora, conta que “a Educomunicação tem como base a ampliação do protagonismo estudantil, algo que contribui significativamente para a construção de uma educação integral e para a transformação da cidade em uma cidade educadora”.

Para Carlos Lima, Coordenador do Núcleo de Educomunicação da Secretaria Municipal de Educação (SME), “a Educomunicação encanta, e alinhada à perspectiva da Educação Integral, torna-se uma proposta que pode se integrar ao currículo da educação pública. Ficamos muito satisfeitos com o reconhecimento dos nossos projetos e torcemos para que a cidade de Lauro de Freitas seja pioneira no Nordeste na implementação de um Núcleo de Educomunicação ligada à educação pública da cidade”.

A comitiva de Lauro de Freitas também conheceu a Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Gabriel Prestes, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Ipiranga, a EMEF Desembargador Amorim Lima, da DRE Butantã e a EMEF Celia Regina Lekevicius Consolin, na DRE Jacanã/Tremembé.

Matéria produzida com participação do Imprensa Jovem Rádio JMS - Luis Guilherme, Iasmin Reis, Marco Cipriano e Lucas Martins