Portal da Secretaria Municipal de Educação

Publicado em:

Estudantes da EMEF Blota Júnior conhecem a USP em “Rolê Científico”

Imprensa Jovem participa da Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Informação.

BlotaJunior740x430.png

No dia 17 de outubro, os estudantes educomunicadores da Imprensa Jovem, da EMEF Dep. José Blota Júnior, localizado na zona sul de São Paulo, participaram do “Rolê Científico” que aconteceu na Universidade de São Paulo (USP).

A Imprensa Jovem teve a oportunidade de conhecer o Museu de Anatomia Veterinária, e participar de uma entrevista coletiva com a Professora Doutora, Mônica Lopes Ferreira, integrante da equipe do Centro de Toxinas, Resposta-Imune e Sinalização Celular (CeTICS), do Instituto Butantan.

Para a estudante Juliana Sousa, 14 anos, a experiência foi muito importante. “Já havia participado de muitas matérias para o nosso canal, mas fazer uma entrevista coletiva foi a primeira vez, além da honra de poder entrevistar uma cientista que com suas palavras nos fez acreditar que tudo é possível, basta querer ”, comentou Juliana.

O estudante Alessandro Lourenço, 14 anos, que atua como cinegrafista no projeto, ficou entusiasmado com a oportunidade e pôde perceber durante as palestras que apesar de muitas conquistas, as mulheres ainda sofrem preconceito. “Nós vimos nas palestras como as mulheres lutam para crescer no mercado de trabalho e como o machismo está presente em nossa sociedade”, relata Alessandro.

Durante a visita ao Museu de Anatomia Veterinária, além da produção da reportagem, os estudantes puderam esclarecer suas dúvidas e ficaram animados em saber que a USP é um espaço aberto ao público. A estudante e integrante do projeto, Elisa Paiva, comentou sobre a visita, “Apesar de morarmos longe da USP, é um passeio que recomendo aos meus colegas, fiquei encantada com tudo o que vi e aprendi nesse dia”, finaliza Elisa, repórter da TV Blota Júnior.

A turma aproveitou a oportunidade para colocar em prática todo o seu aprendizado disponibilizando as ações em seu próprio canal no Youtube, chamado, TV Blota Júnior. 

Confira o vídeo com a reportagem completa sobre o “Rolê Científico” feito pelos estudantes da Imprensa Jovem.