Publicado em:

Estudantes da EMEF Estação Jaraguá expõem fotos em estação da CPTM

Matéria produzida pela equipe de Imprensa Jovem da EMEF Estação Jaraguá

jaragua_ij_740x430.jpg

Matéria produzida pela equipe de Imprensa Jovem da EMEF Estação Jaraguá


Até 10 de dezembro, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Estação Jaraguá expõe, na estação Jaraguá da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), imagens resultantes do Projeto “Território Jaraguá”. A escola firmou parceria com Edilson, chefe da Estação de trem Jaraguá e Gerson, do marketing da CPTM, para viabilizar a exposição.

Nosso projeto, durante o ano letivo de 2018, contou com quatro roteiros pelo distrito, uma oficina de fotografia e uma visita ao CEU Vila Atlântica. Todas as ações foram realizadas com estudantes do sexto ano em um projeto interdisciplinar envolvendo as áreas de Geografia (Professor Henrique Macedo) e História (Professora Maria Aparecida). Foi parceiro no trabalho o jornalista Wesley Diego Emes, que realizou oficina de fotografia com os estudantes, que registraram todo percurso.

A exposição conta com o registro dos seguintes roteiros:

Território Jaraguá – O primeiro roteiro foi efetivado no mês de abril pelo Jardim Bandeirantes, bairro no entorno da escola. Nele vimos um lago de peixes, campo de futebol de várzea, uma bela vista do centro do distrito com a qual discutimos o conceito de paisagem, entre outros pontos de interesse.

Território Jaraguá 2 – O segundo roteiro foi efetivado pelo centro do distrito até um parque no mês de julho. Nele, foram discutidas as características da arquitetura na Estação Jaraguá, a economia do café que passou pela antiga Estrada de Ferro Santos Jundiaí, as mudanças no espaço geográfico do centro graças a construção do viaduto, entre outros pontos de interesse.

Pico do Jaraguá – O terceiro roteiro foi muito especial. Visitamos o Pico do Jaraguá no mês de setembro. Nele dialogamos sobre o ciclo do ouro, escravidão, inclusão das pessoas com necessidades especiais, características da mata atlântica, relevo e altitude. Após a trilha, aproveitamos a paisagem para localizar nossa escola e fizemos uma brincadeira indígena do povo Kalapalo do Xingu.

Tekoa Itakupé – O último roteiro foi realizado na Aldeia Atrás da Pedra –Tekoa Itakupé no mês de novembro. Localizada no entorno do Pico do Jaraguá, tivemos a oportunidade de conhecer de perto um pouco da rica cultura Guarani.

Oficina de Fotografia e visita ao CEU Vila Atlântica

Após o segundo roteiro, fizemos uma Oficina de Fotografia com o fotógrafo Wesley Diego no mês de agosto. Nela, os estudantes aprenderam algumas técnicas de composição e luz, ficando responsáveis por fotografar o roteiro do Pico do Jaraguá.

Participamos também do Debate Jovem no CEU Vila Atlântica durante o evento “O CEU é Nois”, no final de setembro. Nesse dia, os estudantes da EMEF Estação Jaraguá dialogaram com os estudantes da EMEF CEU Vila Atlântica sobre o projeto Território Jaraguá e as iniciativas realizadas no CEU.


Veja algumas imagens expostas clicando aqui.