Portal da Secretaria Municipal de Educação

Publicado em:

Evento de lançamento do Pátio Digital

Em parceria com a UNESCO no Brasil, projeto tem como objetivo desenvolver soluções inovadoras para a Rede Municipal de Ensino

patiodigital_evento_740_x_430.jpg


Na tarde da terça, 18 de abril, aconteceu na Casa Sérgio Buarque de Hollanda o lançamento do projeto Pátio Digital, iniciativa da Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) no Brasil que tem por objetivo ampliar a transparência e propor soluções para desafios tecnológicos e de pesquisa relacionados à educação pública no município.


“Essa é mais uma parceria a ser celebrada para trazer experiências e novas ideias. É uma ação conjunta que conta com mais de uma secretaria envolvida, neste caso a Secretaria de Educação, que cuida da formação do cidadão, e de Inovação e Tecnologia, que é um dos pilares dessa gestão”, afirmou o prefeito em exercício, Bruno Covas.


A proposta do projeto é articular diferentes setores da sociedade em torno das políticas educacionais atuando em três eixos: transparência e dados abertos, colaboração governo-sociedade e inovação tecnológica. Em seu escopo também está prevista a abertura de dados públicos, encontros abertos à participação de quaisquer interessados, desafio para seleção de aplicativos e lançamento de editais para a cooperação técnica em pesquisa.


“Hoje a gente está disponibilizando, de forma inédita, microdados da Secretaria. Eles são abertos para todos que querem trabalhar e nos ajudar a melhorar a Educação. Também estão disponíveis informações organizadas que podem facilitar o passeio pelos dados da demanda, qualidade e desempenho. Tudo de uma forma facilmente acessível por qualquer pessoa”, disse o Secretário Alexandre Schneider


O encontro de abertura do Projeto contou com a participação do Prefeito em exercício, Bruno Covas, do Secretário Municipal de Educação, Alexandre Schneider, do Secretário Municipal de Inovação e Tecnologia, Daniel Annenberg, e da coordenadora de Educação da UNESCO no Brasil, Maria Rebeca Gomes. Após a apresentação inicial do projeto e demais passos, aconteceram nos espaços da casa rodas de conversa sobre os temas de pesquisa, participação social e transparência e inovação tecnológica na educação, com pessoas de referência nas respectivas áreas e o lançamento oficial da plataforma Pátio Digital.


Com o Pátio Digital, a SME vai aprimorar e automatizar processos de gestão de sua rede de ensino, aumentar os níveis de transparência ativa, desenvolver ferramentas tecnológicas para atender às necessidades da comunidade escolar e fortalecer o controle das políticas educacionais por parte da gestão e da sociedade.


Saiba mais sobre o Pátio Digital clicando aqui.


Clique aqui e veja a galeria de fotos.


Documentos e ações anunciadas – Conheça, abaixo, alguns documentos e ações anunciadas durante o evento de lançamento do Pátio Digital.


PLANO DE DADOS ABERTOS - São mais de 50 bases de dados, com respectivos cronogramas, setores responsáveis e ações para abrir tudo até o final do ano. Os planos de dados abertos já são uma prática no governo federal, mas é a primeira vez que um destes é feito no município. Já está disponível para download


MICRODADOS DA EDUCAÇÃO - Base de dados com 7 anos de detalhamento sobre matrículas, perfil e trajetória dos alunos. Mais 9 anos de dados serão abertos até junho. Tudo documentado com um arquivo "Leia-me" e Dicionário de variáveis. Já disponível no Portal de Dados Abertos da Prefeitura.


PAINEL DE DADOS - Além de abrir dados, a SME está produzindo painéis interativos para que a sociedade possa consultar as informações de maneira mais simples. Os primeiros 8 já estão no ar


DESAFIO PARA SELEÇÃO DE APPS - o primeiro tema é alimentação escolar. Transparência do cardápio para que os pais e mães possam acompanhar a nutrição de seus filhos. Inscrições abertas até 21 de maio.


CÓDIGOS ABERTOS - a SME vai abrir seus códigos para que a comunidade de desenvolvimento possa acompanhar e se envolver nas iniciativas. No GitHub da Prefeitura.


ENCONTRO ABERTO #02 - Meetup mensal. Nesse bate-papo, serão reunidos pesquisadores, jornalistas e ativistas que trabalham com dados e outros interessados para discutir o desafio da oferta do Transporte Escolar Gratuito em São Paulo. Também serão apresentados dados disponíveis sobre o quantitativo de alunos transportados, perfil dos beneficiários, recursos investidos e modelo de contratação. Este será o primeiro passo de um ciclo de inovação aberta do Pátio Digital para tratar do tema do Transporte Escolar.


Clique aqui e acesse a Portaria 3.786, publicada no Diário Oficial de 18 de abril de 2017, que institui a Política de Governo Aberto “Pátio Digital” no âmbito da Secretaria Municipal de Educação.
Compartilhar esta página: