Formação sobre Comunicação Suplementar e Alternativa no Contexto Escolar

Curso contribuirá para que os educadores sejam capazes de revisar o seu papel e dos alunos como sujeitos ativos da comunicação

comunicacao_suplementar_740_x_430.jpg

A Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio da Diretoria de Orientação Técnica – Educação Especial realizará o curso optativo “Comunicação Suplementar e Alternativa no Contexto Escolar” para os Educadores das Diretorias Regionais da Educação (DRE) Butantã e Pirituba/Jaraguá.

O objetivo deste curso é apoiar a escola e os profissionais da educação para viabilizar e melhorar sua prática profissional para que sejam capazes de revisar o seu papel e dos alunos como sujeitos ativos da comunicação. A comunicação alternativa destina-se a pessoas sem fala, sem escrita funcional ou em defasagem entre sua necessidade comunicativa e sua habilidade de falar e escrever.

Comunicação Suplementar e Alternativa (CSA) - Em Educação Especial, a expressão comunicação alternativa e/ou suplementar é utilizada para designar um conjunto de procedimentos técnicos e metodológicos direcionado a pessoas acometidas por alguma doença, deficiência, ou alguma outra situação momentânea que impede a comunicação com as demais pessoas por meio dos recursos usualmente utilizados, mais especificamente a fala.

Serão oferecidas 80 vagas, sendo 40 para cada turma para Professores de Educação Infantil, Professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, Professores de Ensino Fundamental II e Médio, Coordenadores Pedagógicos, Diretores de Escola e Assistentes de Diretor de Escola que tenham, preferencialmente, alunos com deficiência em suas Unidades Educacionais e os profissionais que atuam nos Centro de Formação e Acompanhamento a Inclusão (CEFAI) das DREs.

Para efetuar as inscrições os interessados deverão se inscrever no período de 02 a 06 de março por meio do preenchimento de um formulário disponibilizado neste link.

O curso ocorrerá nos meses de março e abril conforme cronograma abaixo:

Dias: 16 e 30 de março e 13 de abril
Horário:
Turma A: das   8h às 12h
Turma B: das 13h às 17h

Local: DRE Butantã
Rua Azem Abdala Azem, 564/574 - Jardim Bonfiglioli/Butantã - São Paulo/SP.

Saiba mais sobre Comunicação Suplementar e Alternativa neste link.

Leia na íntegra o Comunicado nº 153 de 13 de fevereiro de 2015.