Portal da Secretaria Municipal de Educação

Publicado em:

II Feira de Ciências e Tecnologias na EMEF Almirante Ary Parreiras

Iniciativa promove o protagonismo dos alunos e integra áreas de Ciências e Informática Educativa

ciencias_e_tecnologias_740_x_430.jpg

No dia 30 de novembro, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Almirante Ary Parreiras, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Santo Amaro, realizou a II Feira de Ciências e Tecnologias.

Para a realização da feira, os estudantes se organizaram em grupos e escolheram o que gostariam de investigar. Foi elaborada uma ficha de acompanhamento, planejamento e avaliação de cada etapa do projeto, incluindo as ideias iniciais, suas hipóteses, objetivos e as justificativas do porque investigar e apresentar o tema levantado pelo grupo.

“A Feira de Ciências e Tecnologias consiste em um momento autoral, baseado na investigação a partir de uma motivação ou de uma questão problema. Durante o processo de aprendizagem, o aluno desenvolve e aprimora a convivência e a construção coletiva”, diz a professora Thioni, de Ciências. “Através dos experimentos, os alunos puderam explicar fatos cotidianos e lendas urbanas, além de exercitar a reutilização de materiais e fazer uma ponte entre a Ciência e o conhecimento popular, dando sentido, de cunho científico, ao senso comum, contribuindo para a alfabetização científica”, completa.

A professora Débora, de Informática Educativa, diz que a feira proporcionou um trabalho “além de conceitos e pesquisas voltadas à Robótica Livre com sucata, onde os alunos puderam conhecer e explorar recursos para transformar esses materiais em objetos com funcionalidade específica, o que permite uma ampla criação e protagonismo com esses materiais. A iniciativa favoreceu oportunidades de autoria ao despertar, nos alunos, o desenvolvimento de habilidades e competências ligadas a diferentes áreas do conhecimento”.

Veja mais fotos clicando aqui.