Incentivo ao aleitamento materno nos CEIs – Materiais Orientativos

Acesse os materiais produzidos pela Coordenadoria de Alimentação Escolar para o acolhimento de bebês e crianças na rede municipal

materiais_amigo_do_peito_740x430.jpg

Com o objetivo de incentivar o aleitamento materno nos Centros de Educação Infantil (CEIs) da Rede Municipal de Ensino no momento de matrícula e acolhimento de bebês e crianças neste ano de 2019, o Grupo de Trabalho de Aleitamento Materno da Coordenadoria de Alimentação Escolar (CODAE) da Secretaria Municipal de Educação (SME) compartilha os materiais orientativos disponíveis sobre a promoção do aleitamento materno nos CEIs.

A iniciativa integra a Campanha CEI Amigo do Peito, lançada em novembro de 2017 com a principal meta de garantir o direito do bebê à especial proteção para o seu desenvolvimento físico, mental e social. A Campanha, além de produzir e divulgar materiais sobre a importância do aleitamento materno, reconhece com o selo “CEI Amigo do Peito” as Unidades que desenvolvem ações de apoio e incentivo à manutenção do aleitamento materno e se interessam em melhorar a qualidade de suas práticas. Até o momento, são 93 CEIs reconhecidos com o selo.

Acesse os materiais orientativos:

- Folheto informativo: destinado às Unidades no acolhimento das famílias cujas crianças irão ingressar em 2019. Formato A4 e A5.

- Informativo Técnico SME/CODAE 09/2018: “Leite materno nos CEIs é possível”: divulga a importância do leite materno e incentivar ações de promoção e apoio ao aleitamento materno.

- Vídeo “Aleitamento Materno na Educação Infantil – sobre acolher e amamentar”: apresenta os benefícios do acolhimento aos familiares de crianças amamentadas;

- Vídeo aula: “Manuseio do leite materno nos Centros de Educação Infantil”: informa e orienta as unidades sobre boas práticas no recebimento, armazenamento, descongelamento e oferta do leite materno

- Íntegra das palestras do Seminário “Somos Amigos do Peito”, realizado em agosto de 2018 para mais de 360 educadores de CEIs da cidade de São Paulo com o objetivo de socializar práticas que acolham e incentivem o aleitamento materno nos CEIs, além de divulgar a campanha “CEI Amigo do Peito”