Portal da Secretaria Municipal de Educação

Publicado em:

Migração é o tema do Dia Mundial da Alimentação 2017

Ocasião é utilizada para promover a conscientização sobre a importância da participação de todos na luta contra a fome



Todo ano, no dia 16 de outubro, é celebrado o Dia Mundial da Alimentação. A data celebra a criação, em 1945, da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). A ocasião é utilizada para promover a conscientização e a reflexão sobre a importância da participação de todos na luta contra a fome e na busca por uma vida mais saudável e ativa. O tema do Dia Mundial da Alimentação deste ano de 2017 é “Mudar o futuro da migração: investir em segurança alimentar e desenvolvimento rural”.

Cerca de 800 milhões de pessoas passam fome no mundo (uma em cada nove pessoas), mesmo com uma produção de alimentos suficiente para alimentar todas as pessoas do planeta. O crescente movimento migratório mundial tem afetado a dinâmica de produção e acesso aos alimentos, levando a desafios complexos que exigem uma estratégia de ação global.

“Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar, a melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável” é um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que pretende acabar com todas as formas de fome e má-nutrição até 2030, de modo a garantir que todas as pessoas - especialmente as crianças - tenham acesso suficiente a alimentos nutritivos durante todos os anos. Em 2015, 193 países, incluindo o Brasil, se comprometeram com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para ajudar a criar um mundo melhor para todos.

O Programa de Alimentação Escolar é uma importante política pública de segurança alimentar e nutricional e contribui com a promoção de práticas agrícolas sustentáveis, por meio do apoio à agricultura familiar e agroecológica.

Saiba mais: 
Participe dos concursos:
- PÔSTER
- VÍDEO