Núcleo de Cultura do CEU Sapopemba promove atividades de formação com Cristopher Kastensmidt

Autor norte-americano abordará o processo de produção de sua obra e a influência do folclore brasileiro

cristopher_740_x_430.jpg

De 23 a 28 de setembro, o núcleo de Cultura do CEU Sapopemba promove atividades de formação para professores e alunos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF) Tatiana Belinky, Olival Costa e o Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos (CIEJA) Sapopemba com a presença do norte-americano Christopher Kastensmidt, autor da obra de ficção “A Bandeira do Elefante e da Arara: O Encontro Fortuito”, adaptação da premiada fantasia heróica “O Encontro Fortuito de Gerard van Oost e Oludara”.

A série conta a história da amizade entre o holandês Gerard van Oost e o ioruba Oludara, representantes de dois mundos distintos, que se encontram em Salvador na época do Brasil Colônia. As aventuras envolvendo estes dois personagens são pano de fundo para apresentar ao leitor as selvas inexploradas e os seres encantados das lendas, como o Boitatá e o Saci Pererê.

Em sua segunda passagem por estas unidades, o autor, que realizou atividades de formação nestas escolas em maio deste ano, conhecerá as atividades e os projetos realizados pelos professores e alunos a partir da sua obra e irá aprofundar o debate sobre a cultura geek em sala de aula, o uso de literatura fantástica, fanfic, games, RPG e outras tendências da cultura pop.

Além disto, visitará pela primeira vez o CIEJA São Mateus, onde falará aos professores e alunos sobre o processo de produção da sua obra e a influência que a leitura de histórias do folclore brasileiro exerceu em seu trabalho.

O autor encerrará sua agenda no dia 29 de setembro, às 8h, na Diretoria Regional de Educação (DRE) São Mateus, onde participará de uma formação voltada aos professores da sala de leitura. Este encontro abrirá espaço para a exposição do Professor Marcelo da Silveira (EMEF Tatiana Belinky), que apresentará atividade realizada a partir do livro do autor. Este encontro também será realizado às 13h desta mesma data.

Christopher Kastensmidt – Nascido no Texas (Estados Unidos), atualmente Christopher mora em Porto Alegre e virá a São Paulo exclusivamente para realizar estes encontros de formação. O autor tratará de assuntos como o uso do folclore nacional na ficção, literatura fantástica brasileira, o processo usado no desenvolvimento de quadrinhos, cultura geek em sala de aula, letramento digital, além de apresentar mais detalhadamente os heróis de sua série.