Publicado em:

Núcleo de Educomunicação inicia as primeiras formações de 2015

Cursos serão realizados por 700 professores, técnicos e gestores das 13 DREs

nas_ondas_740_x_430.jpg
Curso - Jornal Impresso - DRE Pirituba

A agenda de formações do programa Nas Ondas do Rádio em 2015 foi inaugurada nesta semana com o início dos cursos de Rádio, Fotografia, Jornal Impresso, Cinema, Imprensa Jovem e Gestão de Projetos Educomunicativos. Ao todo, nesse primeiro ciclo de formação do ano, o Núcleo de Educomunicação da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo capacitará 700 professores, técnicos e gestores de 13 Diretorias Regionais de Ensino (DREs).

De acordo com Carlos Lima, gestor do Núcleo de Educomunicação, a proposta é oferecer uma formação que atenda o interesse e as expectativas dos professores para a implementação de projetos educomunicativos nas escolas.

Nos cursos, os participantes aprendem a trabalhar com diferentes linguagens midiáticas nas escolas e a como transformá-las em potentes ferramentas de aprendizagem tanto em sala de aula quanto em projetos desenvolvidos no contra-turno escolar. As formações aliam aprofundamento teórico-metodológico com o fazer prático. Ao construírem, juntos, um produto de comunicação de forma colaborativa, os professores, técnicos e gestores vivenciam os princípios educomunicativos de construção coletiva e de participação cidadã crítica e criativa.

Na DRE Itaquera, apenas 8 participantes compareceram à primeira aula do curso Nas Ondas do Vídeo, de um total de 28 inscritos. “Apesar de pequeno, o grupo foi muito participativo”, comentou a formadora Mariza de Almeida Pinto. “É uma pena que o não comparecimento tenha sido tão alto, porque sempre há muitos outros docentes interessados e quem se inscreve e não vem tira a vaga do colega”, lamentou. De acordo com o Núcleo de Educomunicação Nas Ondas do Rádio, responsável pela organização do curso, serão convocados professores inscritos como suplentes para compor a turma nos próximos encontros.

Essa situação, felizmente, não se repetiu nas demais turmas. Na DRE Guaianases, por exemplo, o curso Nas Ondas do Vídeo, previsto para ter 25 pessoas e com 28 inicialmente inscritas, terminou o primeiro encontro com 33 participantes. “O pessoal está animado. Vários professores relataram que queriam muito fazer o curso, pois pretendem trabalhar com fotografia com seus alunos ou mesmo aprimorar o registro que já fazem nas escolas”, contou a formadora Regina Aparecida Vilela dos Santos.

A próxima oferta de capacitações do programa será realizada em maio e ampliará o número de cursos oferecidos e de locais de realização.

Sobre o Programa Nas Ondas do Rádio - O Programa Nas Ondas do Rádio nasceu em 2001, a partir do projeto Educom.Com Rádio, desenvolvido em parceria com a Universidade de São Paulo. Quatro anos depois, ele se tornou política pública permanente por meio da lei 13.941/2004.

Em 2009, a Portaria 5.792 avançou nesse processo de institucionalização. Ela estabeleceu as diretrizes que possibilitaram a contratação de uma equipe de especialistas para realizar as formações dos docentes e o reconhecimento oficial dos projetos de educomunicação desenvolvidos nas escolas.