Portal da Secretaria Municipal de Educação

Publicado em:

Nutricionistas e CEIs da DRE Capela do Socorro discutem cardápios da alimentação escolar

Oficinas foram realizadas nos dias 19 e 20 de julho, no SESC Interlagos .

                   NUTR_cei_drecs_740x430.jpg


         A equipe de nutricionistas da Coordenadoria de Alimentação Escolar (CODAE) e a cogestora da Diretoria Regional de Educação (DRE) Capela do Socorro, Márcia Basler Belloto, realizaram, nos dias 19 e 20 de julho, no SESC Interlagos, oficina com equipes de 53 Centros de Educação Infantil (CEIs) desse território sobre formas de trabalhar com os cardápios escolares.

        As atividades, realizadas na unidade campestre do SESC, que abriga uma horta agroecológica com cultivo de Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs), contaram com a participação da nutricionista Carla Massuia (DRE Campo Limpo).

         As unidades compareceram com a gestão (diretora, assistente de direção ou coordenadora pedagógica) e as cozinheiras escolares para participar das atividades.

      A programação incluiu discussões sobre o processo de formação de hábitos e comportamento alimentares na infância, experiência sensorial, acesso à Plataforma Prato Aberto da SME, formas de tornar os cardápios mais atraentes e empregá-los como ferramentas educativas com os educandos e seus familiares.

     A DRE Capela do Socorro lançou um desafio para as participantes, sugerindo atividades educativas que aproximem os bebês e as crianças das cozinheiras escolares, denominadas pelas nutricionistas como "educadoras do paladar". Para essa equipe, a cozinheira escolar é peça-chave no Programa de Alimentação Escolar, devendo ser reconhecida pela sociedade e pelas unidades educacionais como educadoras em alimentação saudável.