Respostas às perguntas mais frequentes.

Nesta seção, podem ser consultadas perguntas e respostas mais frequentes relacionadas com o trabalho desenvolvido pelo órgão.

Caso queira conhecer mais sobre pedidos de informação que foram feitos à Prefeitura, você pode também consultar a base de pedidos respondidos pelo Sistema Eletrônico de Informações (e-sic). Acesse aqui.

Como posso solicitar vaga para a educação infantil?
Resposta: a solicitação de vagas para a educação infantil pode ser feita em qualquer época do ano e a criança pode ter idade de zero a 5 anos.
O cadastro deve ser feito o quanto antes.

O procedimento de cadastro é o mesmo para todas as escolas.

Em função da idade da criança, os pais ou responsáveis devem se dirigir à unidade educacional mais próxima de sua residência para cadastrar a criança. Os dados da criança – nome, idade e endereço - são cadastrados no Sistema Informatizado da Secretaria Municipal de Educação.

O cadastro é único. Basta realizá-lo uma vez e ele fica automaticamente válido para todas as unidades da região.

Após o cadastro, a família deve aguardar as informações sobre a matrícula que pode ocorrer em uma das escolas da região, próxima à residência da criança.

Como fazer consulta individual por candidato à vaga?
Ao acessar a página de verificação você faz a consulta por nº do protocolo ou pelos dados da criança (nome, nome da mãe e data de nascimento). Após fornecer uma informação ou outra, clique e em “Pesquisar” e posteriormente em “Consultar”.

Como fazer a solicitação de vagas no Ensino Fundamental?
Resposta: as escolas regulares de Ensino Fundamental atendem crianças a partir dos 6 anos completos.

Caso a criança seja aluna da Rede Municipal de Ensino, ou seja, matriculada em um Centro de Educação Infantil (CEI) ou Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI), ela já tem vaga assegurada para a continuidade no Ensino Fundamental e Médio da Rede Pública.

As crianças que não participavam da Rede Municipal de Ensino antes dos 6 anos completos podem se cadastrar para uma vaga na RME.

Primeiro, os responsáveis precisam realizar o cadastro da criança. Eles devem se dirigir a uma escola de Ensino Fundamental da Rede Pública para fornecer os dados da criança ou do jovem.

As informações são incluídas em um sistema único informatizado. Depois disso, cada família é comunicada sobre a matrícula, que poderá ocorrer em escola municipal ou estadual, próxima à residência da criança.

Como fazer o cadastro e matricula de jovens e adultos?
Resposta: a Educação de Jovens e Adultos é destinada às pessoas que não tiveram acesso ou continuidade dos estudos na idade própria. É oferecida nas escolas públicas estaduais e municipais.

Os jovens e adultos que desejarem se matricular devem procurar as Unidades Educacionais ou entidades conveniadas para fazer cadastro.

Como obter os endereços das Unidades Educacionais da Secretaria Municipal de Educação?
Resposta: para obter a relação de todas as escolas com seus endereços basta clicar neste link e fazer a pesquisa pelo nome da Escola ou pela região na qual está localizada.

Como utilizar o Transporte Escolar Gratuito – Vai e Volta
Resposta: o Transporte Escolar Gratuito – Vai e Volta faz o transporte dos educandos de suas residências até os respectivos estabelecimentos municipais de ensino e/ou Instituições Conveniadas de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação (SME) e destes até suas residências.

São candidatos ao atendimento pelo Programa os alunos matriculados nas Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEI), Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF) e Escolas Municipais de Ensino Fundamental e Médio (EMEFM) até 12 anos de idade. Para educandos com deficiência, transtornos educacionais globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação não há limite de faixa etária a ser atendida.

Como funciona o Programa de Alimentação Escolar?
Resposta: saiba mais sobre o Programa de Alimentação Escolar da Cidade de São Paulo neste link.