Planos de Navegação Autor-Aluno e Autor-Professor

Documentos orientam a realização do TCA

Para orientar os alunos do Ciclo Autoral do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino que precisarão desenvolver, pela primeira vez, um Trabalho Colaborativo de Autoria (TCA), a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME) lançou, por meio da Diretoria de Orientação Técnica, o Plano de Navegação do Autor-Aluno.

plano_navegacao_740_x_430.jpg

O Plano de Navegação do Autor-Aluno disponibiliza, aos alunos, orientações para a construção de um projeto de intervenção social e um roteiro de navegação para guiá-los durante o desenvolvimento do TCA. Como a apresentação do TCA pode ser feita por meio de diversas modalidades, entre elas a criação de um site, blog, documentário, programa de rádio ou a produção de uma revista ou jornal, o Plano também traz o “Manual de Reportagem Imprensa Jovem", com instruções para a produção de programas de rádio, textos, vídeorreportagem e entrevistas.

Clique aqui para acessar o Plano de Navegação do Autor-Aluno.

plano_de_navegacao_740_x_430.jpg

Além do Plano de Navegação do Autor-Aluno, a SME também lançou o Plano de Navegação do Autor - Professor, direcionado aos docentes que orientam os alunos no desenvolvimento do TCA. Ele traz orientações e propostas com o objetivo de enriquecer a condução desse trabalho e discute conceitos teóricos de autoria, de intervenção social e de socialização de resultados.

Clique aqui para acessar o Plano de Navegação do Autor-Professor