Publicado em:

Prática da Secretaria Municipal de Educação é apresentada no 9º Fórum da Internet no Brasil

Construção Currículo de Tecnologias para Aprendizagem foi destacado em workshop sobre Direitos Humanos Digitais


9forumdainternet_740x430.jpg


Representante da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo participou do 9º Fórum da Internet no Brasil, que acontece em Manaus até sexta-feira (4), como palestrante da mesa “Como ensinar direitos humanos digitais nas escolas brasileiras?”. Tania Tadeu integra a equipe do Núcleo Técnico de Currículo (NTC) e é formadora na área de Tecnologias para Aprendizagem.


A participação da formadora ocorreu na quarta-feira (2), no Salão D do Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques. O workshop uniu a fala de representantes de empresas privadas, terceiro setor, juristas e pesquisadores com o intuito de fomentar discussões sobre inclusão digital, proteção de dados, direitos humanos e ética na Internet, além de apresentar iniciativas inspiradoras de capacitação de educadores.


Tania falou sobre a experiência de São Paulo na construção do Currículo da Cidade na área de Tecnologias para Aprendizagem, enfatizando a Matriz de Saberes; os três Eixos do Currículo (Programação, Tecnologia de Informação e Comunicação - TIC e Letramento Digital) e a formação dos Professores Orientadores de Informática Educativa (POIE). Em sua fala também apresentou projetos que acontecem nas escolas municipais e que envolvem os temas Direitos Humanos Digitais, Segurança na Internet e Protagonismo dos alunos nas ações escolares.


O Fórum da Internet no Brasil e Pré IGF Brasileiro é promovido anualmente pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e consiste em atividade preparatória para o Fórum de Governança da Internet (IGF), evento global promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU).