Portal da Secretaria Municipal de Educação

Publicado em:

Professora de rede municipal ganha Prêmio Professores do Brasil 2018

Débora Garofalo foi vencedora na categoria “Temáticas Educacionais” pelo seu trabalho com robótica

premiauo professores do Brasil.jpg

Na 11º edição do Prêmio Professores do Brasil, Débora Denise Dias Garofalo, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Almirante Ary Parreiras, foi ganhadora, em âmbito nacional, da categoria “Temáticas Educacionais” em “Uso de Tecnologias de Informação e Comunicação no processo de inovação educacional” com o projeto “Robótica com sucata, promovendo a sustentabilidade”.

A premiação, que reconhece e divulga o trabalho realizado em unidades escolares públicas de todo o território nacional, ocorreu no dia 29 de novembro, no Rio de Janeiro, e reuniu os educadores vencedores na categoria Temáticas Educacionais e os ganhadores da etapa regional.





É possível assistir ao vídeo com a transmissão de toda a premiação por meio deste link.

Sobre o trabalho premiado – no projeto da Professora Débora Garofalo, os estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental constroem protótipos móveis utilizando sucatas coletadas na própria comunidade. O trabalho envolve questões sobre o descarte consciente, a sustentabilidade e conhecimentos sobre programação.

Robótica é uma das propostas que Débora assumiu desde o início de seu trabalho como Professora Orientadora de Informática Educativa (POIE) há três anos. “Eu sempre acreditei que a robótica era transformadora, assim como a Educação, e que essas crianças precisam ter as mesmas oportunidades que os outros têm. Então, por meio do reconhecimento da comunidade, que é muito carente e tem muito problema com a questão do lixo, e através de aulas públicas, nós passamos a ter um olhar diferenciado, trazendo este material para dentro da sala de aula e o transformando em protótipos”, enfatiza a professora.





Sua escola está localizada no bairro Jardim Leonor, na periferia da zona sul de São Paulo. Por meio do projeto, cerca de 700 quilos de materiais recicláveis já foram retirados do entorno e transformados em protótipos. O trabalho integra várias áreas do conhecimento, como tecnologia, língua portuguesa, ciências, geografia e matemática.

Prêmio Professores do Brasil 2018 - na etapa estadual, outras quatro professoras da cidade de São Paulo tiveram destaque. A professora Cristiane Patricia de Souza, da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Jardim Keralux, foi a vencedora na categoria Pré-escola com o projeto “Uma diversidade de emoções em GRANDE PORTE”. Nívea Regina Ângelo, da EMEI Três Pontes, e Juliane Cristine dos Santos Teixeira, da EMEI Antonio Munhoz Bonilha, foram evidenciadas na mesma categoria.

Na categoria Ciclo de Alfabetização (1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental), também ganhou destaque a professora Maria Filippa da Costa Jorge, da EMEF Pereira Carneiro, por seu projeto “Onde o medo silencia, a arte como base do processo criativo e poética da criança”.

Na categoria 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, ganharam destaque as professoras Juliana Lima Nascimento, da EMEF Rui Bloem, com o projeto "Letramento - um exercício para a dignidade: Respeitem meus cabelos!" e Débora Denise Dias Garofalo, da EMEF Almirante Ary Parreiras, com o seu projeto “Robótica com sucata, promovendo a sustentabilidade”.

Saiba mais:

Seis professores da RME ganham destaque no 11º Prêmio Professores do Brasil