Profissionais da Rede Municipal de Ensino recebem Prêmio Nestlé Nutrir

Ação reconhece iniciativas voltadas à educação alimentar

nutrir_740_x_430.jpg

O Departamento de Alimentação Escolar (DAE) da Secretaria Municipal de Educação participou da cerimônia de entrega do Prêmio Nestlé Nutrir nas Escolas, realizada no dia 31 de março na sede da Nestlé em São Paulo. O prêmio reconhece projetos voltados à educação alimentar de crianças e adolescentes nas redes municipais de ensino participantes do Programa Nestlé Nutrir Crianças Saudáveis. Desenvolvido desde 1999, o programa atua na prevenção e combate à obesidade infantil a partir da alimentação balanceada combinada com a prática de atividades físicas.

O programa leva o conceito às escolas por meio de parcerias firmadas com as Secretarias Municipais de Educação. A formação tem como objetivo capacitar os profissionais – professores em geral, educadores físicos, cozinheiras e nutricionistas – dentro dos pilares nutrição, educação e atividade física, que se tornam multiplicadores dentro das escolas para os demais educadores.

Todos os profissionais capacitados passaram a ter acesso a uma plataforma digital que continha o desafio local, estabelecido de acordo com a necessidade de cada região. A partir daí, alimentaram o sistema com os resultados e avanços obtidos por meio de fotos, vídeos e dados. Os vencedores, um de cada uma das categorias profissionais por cidade, foram escolhidos com base na pontuação obtida durante o processo. Além disso, as escolas com o melhor desempenho na soma das pontuações dos profissionais inscritos também são reconhecidas.

A plataforma digital do programa se tornou uma base para a divulgação de boas práticas, que pode ser consultada por todas as escolas participantes (Belo Horizonte, São Paulo, Santos e Salvador), facilitando a multiplicação de novas ideias desenvolvidas em diferentes municípios. Em São Paulo participaram 863 educadores, atingindo um universo de 268.112 alunos.

Iniciativas vencedoras, em São Paulo:

Nome completo

Unidade