Publicado em:

Programa de Cooperação da Secretaria Municipal de Educação prorroga inscrições para fomento à pesquisa

Instituições e grupos devem manifestar interesse até 19 de agosto em um dos quatro temas contemplados

selec_proj_740x330.jpg

A Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME), em parceria com a UNESCO, prorroga até 19 de agosto as inscrições para a primeira seleção de projetos de pesquisa no âmbito do Programa de Cooperação em Pesquisa. Nesta seleção, quatro temas de pesquisa serão contemplados: Educação integral, Avaliação do aprendizado, Recuperação paralela e Evasão e absenteísmo docente.

Na primeira etapa do processo de seleção, instituições, centros e/ou grupos de pesquisa devem, por meio deste link, manifestar seu interesse em um dos temas apresentados e responder a um breve questionário sobre o perfil da instituição, da equipe de pesquisadores e da proposta preliminar de pesquisa. As instituições, centros e/ou grupos de pesquisa qualificados serão convidados a detalhar seus projetos de pesquisa e respectiva proposta orçamentária. Nesta segunda etapa, os grupos contarão com cerca de um mês para a apresentação dos projetos detalhados.

As instituições selecionadas ficarão responsáveis pela coordenação de grupos de pesquisa, elaboração de relatórios (produtos) relacionados com a área temática definida e participação em encontros e seminários organizados pela Secretaria Municipal de Educação e UNESCO sobre os temas e pesquisas em desenvolvimento. As pesquisas deverão ser desenvolvidas no prazo de 12 (doze) meses.

Podem concorrer grupos de pesquisa de faculdades, universidades públicas e privadas, fundações mantenedoras de apoio e amparo à pesquisa, centros de pesquisa e entidades não governamentais, constituídas como pessoas jurídicas, que comprovadamente atuem ou realizem pesquisas relativas às áreas temáticas propostas.

Mais informações estão disponíveis nas Diretrizes para a Manifestação de Interesse e na página da seleção de projetos de pesquisa.

Programa de Cooperação em Pesquisa

O Programa de Cooperação em Pesquisa, lançado no último dia 26 de junho pela SME, em parceria com a UNESCO, disponibiliza instrumentos para aproximar o campo acadêmico dos problemas que desafiam a gestão municipal, de forma a contribuir com a melhoria da educação pública na cidade de São Paulo. Seus três eixos de estruturação – Banco de Desafios, fomento à pesquisa e cooperação com escolas, centros de pesquisa e universidades – buscam facilitar o acesso e obtenção de dados da Rede Municipal de Ensino, proporcionar a divulgação e discussão dos resultados de pesquisa e viabilizar trocas entre pesquisadores e gestores. Para saber mais, acesse: patiodigital.prefeitura.sp.gov.br/cooperacao

Pátio Digital

O Programa de Cooperação em Pesquisa integra a iniciativa Pátio Digital, que promove o uso da tecnologia e da informação no aprimoramento das políticas educacionais. Para saber mais, acesse: patiodigital.prefeitura.sp.gov.br/

Compartilhar esta página: