Projeto amplia diálogo entre alunos e professores

Alunos assumem compromissos em assembleia de classe para melhorar a aprendizagem e convivência no cotidiano escolar

dialogo_alunos_professores_740_x_430.jpg

Localizada no bairro Parque dos Bancários, região leste da cidade, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Arquiteto Vilanova Artigas, da Diretoria Regional de Educação São Mateus, vem desenvolvendo desde 2013 o projeto “Experiência com as assembleias de classe”, do qual participam todos os estudantes da escola.

O Professor Matias Vieira, assistente de direção da escola, idealizador do projeto, explica que ele surgiu pela necessidade de estabelecer um diálogo entre os estudantes e professores, na busca de melhorar a aprendizagem, a convivência, a preservação do ambiente escolar e democratizar a escola com uma maior participação dos alunos.

Segundo Matias, a prática das assembleias, enquanto espaço de diálogo e participação dos estudantes, contribui para a construção de uma disciplina reconhecida por todos, e não apenas imposta pelo professor da classe ou a gestão da escola. “É um momento em que todos possam falar sobre quaisquer aspectos referentes à convivência do grupo e um espaço aberto para a discussão e o levantamento de soluções, acordos ou regras, como forma de resolução dos conflitos que ocorrem no cotidiano escolar”, completa Matias.

As assembleias ocorrem mensalmente e são pautadas por necessidades temáticas da classe envolvendo dois momentos distintos: os temas que serão tratados ao longo da assembleia e, em seguida, o da discussão dos temas levantados previamente pelos alunos e professores, quando serão propostas soluções e encaminhamentos para os assuntos discutidos. Em cartazes, que são distribuídos nas paredes da sala de aula, os alunos representantes de classe registram os compromissos assumidos firmados durante a assembleia, classificando as ações em dois itens, como: "nós não aceitaremos" e "nós parabenizaremos".

Matias ressalta que o momento do registro é muito importante para relembrar os alunos e professores dos compromissos assumidos, aumentando as chances de que eles se concretizem.