Portal da Secretaria Municipal de Educação

Publicado em:

Projeto da EMEF José Carlos Nicoleto recebe prêmio “Criativos da Escola”

Em iniciativa conduzida pela professora Danila Begio, estudantes aprenderam recursos audiovisuais e produziram curta-documentário

criativos_escola_740x430.jpg

Entre 1 e 4 de dezembro de 2018, a professora Danila Begio, junto com os estudantes Hian Dias, Sabryna Souza e Aline Ellen, da Escola Municipal de Educação Fundamental (EMEF) José Carlos Nicoleto, da Diretoria Regional De Educação (DRE) São Mateus, estiveram em Fortaleza (CE) para receber o Prêmio Criativos da Escola.

Foram selecionados 11 projetos que mais se destacaram nos seguintes critérios: protagonismo, empatia, criatividade e trabalho em equipe. As equipes premiadas viajaram para a capital cearense e participaram de oficinas, vivências e atividades culturais, além do evento de celebração.

Reconhecido pela iniciativa, o projeto “Cinezito: a educação através do cinema”, realizado pela professora Danila Begio, propôs formação na área do audiovisual a 25 estudantes do 9º ano da unidade.

O objetivo geral do projeto foi dar possibilidade aos estudantes de se tornarem criadores, permitindo a expressão do seu ponto de vista, a exibição de sua realidade e a manifestação de sua criatividade. Os alunos aprenderam recursos básicos de fotografia, som e edição, vivenciando a prática cinematográfica dentro do ambiente escolar.

Os temas escolhidos pelos estudantes foram alcoolismo, drogas e violência contra a mulher. Os alunos realizaram pesquisas sobre o tema, análise de dados, elaboraram um pré-roteiro, obtiveram depoimentos e produziram um curta-documentário. O filme não ficou restrito aos muros da escola - ele entrou na programação da Mostra ELCV (Escola Livre de Cinema e Vídeo de Santo André), com exibições no Sesc da cidade da Grande São Paulo.

Confira o vídeo:



Criativos da Escola
- O Criativos da Escola encoraja crianças e jovens a transformarem suas realidades, reconhecendo-os como protagonistas de suas próprias histórias de mudança. O protagonismo, a empatia, a criatividade e o trabalho em equipe são os pilares centrais deste projeto que busca envolver e estimular educandos e educadores de diferentes áreas no engajamento e na atuação em suas comunidades.

A iniciativa faz parte do Design for Change, movimento global que surgiu na Índia e está presente em 65 países, inspirando mais de 2,2 milhões de crianças e jovens ao redor do mundo