Publicado em:

Protagonismo dos estudantes é tema da Mostra Cultural Capa de Caderno

Iniciativa seleciona desenhos de estudantes para ilustrar as capas dos cadernos e agendas que compõem os kits de material escolar

mostracultural_740x430.png


A Secretaria Municipal de Educação divulgou nesta terça-feira (24) a realização da “Mostra Cultural Capa de Caderno – 2019”, cujos trabalhos escolhidos serão impressos nas capas dos cadernos e agendas dos kits de material escolar de 2020.

A iniciativa tem por objetivo dar visibilidade à criação das crianças e estudantes da Rede Municipal de Ensino, contribuindo na formação cidadã por meio da reflexão e discussão de temas da realidade social contemporânea.

Nesta edição, a Mostra terá como tema: “É minha, é tua, é nossa: a escola somos nós”, que traz para a discussão o protagonismo dos bebês, crianças, jovens e adultos da Rede através da sua participação nas decisões coletivas da Unidade Educacional que impactam os territórios e a Cidade de São Paulo.

Podem participar da Mostra estudantes regularmente matriculados nas Unidades Educacionais da Rede Municipal de Ensino e da rede parceira, em todas as etapas e modalidades da Educação Básica. Os trabalhos serão classificados de acordo com as seguintes etapas/modalidades:

  • Educação Infantil;
  • Ensino Fundamental – Ciclo de Alfabetização (1º ao 3º ano), Ciclo Interdisciplinar (4º ao 6º ano) e Ciclo Autoral (7º ao 9º ano);
  • Ensino Médio (1º ao 3º ano);
  • Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Os professores orientadores/curadores educativos discutirão e desenvolverão atividades com os estudantes abordando os seguintes aspectos:

  • Propiciar a criação de diversas possibilidades visuais como: a textura, movimento, efeitos de luminosidade, tonalidades, profundidade, bidimensionalidade, tridimensionalidade e outras formulações que podem ser potencializadas nos Campos Conceituais – Linguagens Artísticas (Currículo da Cidade – Artes).

Critérios de seleção - Serão observadas a qualidade do desenho, a técnica escolhida, a criatividade, a originalidade e a fidelidade ao tema proposto.

Comissões para escolha dos desenhos

Escolas - Cada Unidade Educacional constituirá uma Comissão Escolar, organizada de acordo com os princípios de gestão democrática, promovendo a decisão de forma coletiva e dialogada a fim de selecionar até 10 (dez) trabalhos por etapa/modalidade, que serão encaminhados à sua respectiva Diretoria Regional de Educação.

Diretorias Regionais de Educação - Cada DRE irá nomear uma comissão regional formada por mínimo 3 membros para selecionar até 10 trabalhos por etapa/modalidade que deverão ser encaminhados à Secretaria Municipal de Educação.

Secretaria Municipal de Educação – Constituirá uma equipe formada por 8 profissionais da educação de diferentes áreas para selecionar os trabalhos finalistas por etapa/modalidade.

As escolas tem o prazo até 18 de outubro para encaminharem os trabalhos selecionados às DREs, que por sua vez também terão como prazo final de envio dos trabalhos, o dia 25/10, e a SME selecionará os trabalhos finalistas até dia 1 de novembro.

Os trabalhos selecionados pelas Diretorias Regionais de Educação terão destaque no Portal da Secretaria Municipal de Educação e os trabalhos selecionados pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo ilustrarão as capas dos cadernos e agendas dos kits escolares distribuídos em 2020, respeitando a etapa/modalidade de cada estudante autor.

Acesse e confira na íntegra o regulamento publicado em Diário Oficial.

Confira os desenhos selecionados para ilustrar as capas das agendas e cadernos do material escolar de 2019.