Publicado em:

Rede Municipal de Ensino tem dois projetos selecionados pelo Desafio Aprendizagem Criativa Brasil 2019

“Imprensa Jovem” e “Robótica com Sucata” foram escolhidos para programa de mentoria, que inclui visita ao MIT Media Lab

mit_selecionados_740x430.jpg

Dois projetos realizados na Rede Municipal de Ensino foram selecionados pelo Desafio Aprendizagem Criativa Brasil, iniciativa organizada pela Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa com apoio da Fundação Lemann e do MIT Media Lab, para participar do programa de mentoria que inclui apoio financeiro e visitas ao laboratório da Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos Estados Unidos.

Os projetos “Imprensa Jovem – Agências de Notícias na Escola, desenvolvido por Carlos Lima, e "Robótica com Sucata, promovendo a Sustentabilidade”, realizado por Débora Garofalo, foram selecionados entre 326 propostas de todo o país. De acordo com a organização do Desafio, das 326 propostas recebidas, 51 passaram para a fase final, e apenas sete foram escolhidas para o programa de mentoria.

As iniciativas foram analisadas por 31 avaliadores, além da equipe do MIT Media Lab e da Fundação Lemann. A avaliação foi feita a partir de critérios como diversidade geográfica, relevância, alinhamento com a Aprendizagem Criativa, viabilidade, e inovação.

Os selecionados receberão apoio para implementar os projetos, se reunirão periodicamente e visitarão o MIT Media Lab nos Estados Unidos.

carlos_debora_740x430.jpg
Os professores Carlos Lima e Débora Garofalo tiveram suas propostas selecionadas pela 4ª edicão do Desafio Aprendizagem Criativa Brasil


Saiba mais sobre as propostas selecionadas:

Imprensa Jovem - Agências de Notícias na Escola (professor Carlos Lima, coordenador do Núcleo de Educomunicação da SME-SP)

Criado em 2005, a Imprensa Jovem é um projeto desenvolvido por mais de 200 escolas em São Paulo. Por meio da produção jornalística multimídia, os estudantes ampliam canais de comunicação da escola com a sua comunidade. No processo de elaboração, os alunos e/ou alunas repórteres criam pautas de interesse, realizam pesquisa, escrevem e produzem conteúdos em diferentes mídias. Os estudantes desenvolvem, de maneira autônoma e colaborativa, habilidades críticas e criativas. As coberturas são compartilhadas por meio de blogs, rádios virtuais, canais no Youtube e páginas no Facebook, entre outras mídias sociais. Dessa forma, as agências de notícias formadas pelos alunos potencializam os recursos de comunicação disponíveis, em favor do aluno-repórter numa proposta de comunicação livre e democrática. Saiba mais. 

Robótica com Sucata, promovendo a Sustentabilidade (professora Débora Garofalo)

O projeto Robótica com Sucata foi estruturado para transformar a dos estudantes da periferia de São Paulo e traz ao palco a construção de protótipos reciclados do lixo retirado das ruas, como forma de mediar a construção de conhecimento de conteúdos curriculares, e de robótica, trazendo a aprendizagem criativa para a sala de aula e atuando na transformação da vida de 2000 estudantes da rede pública, que participam ou já participaram do projeto. O trabalho é organizado para mobilizar uma prática pedagógica, que incentive a aprendizagem do aluno pela sua criatividade e o estimula a experimentação de ideias e exploração de pesquisas para propor soluções locais à comunidade. Uma dessas soluções que se destaca é a reciclagem feita pela coleta de lixos que dão origem a construção de protótipos. Saiba mais. 

Veja a lista com todos os selecionados