Portal da Secretaria Municipal de Educação

Publicado em:

SME promove Seminário de Educação Integral

Evento acontece no dia 13 de novembro e vai contemplar 800 educadores

Seminario_educacao_integral_740_x_430.jpg

A Secretaria Municipal de Educação, por meio da Coordenadoria dos CEUs e da Educação Integral, comunica a realização do Seminário de Educação Integral “Territórios Educativos: outras geografias possíveis”. Evento acontece no dia 13 de novembro, das 8h às 13h30, e vai contemplar 800 educadores.


O Seminário tem como objetivo potencializar as discussões acerca da concepção de Educação de Integral, em diálogo com o debate curricular e possibilitar o contato com as experiências bem-sucedidas nos Territórios Educativos, a partir do relato de práticas e da exposição de trabalhos das Unidades Educacionais que desenvolvem o Programa São Paulo Integral.


Serão disponibilizadas 800 vagas para os profissionais da Educação, podendo participar da ação os educadores com cargo de Assistente Técnico de Educação I, Assistente de Diretor de Escola, Coordenador Pedagógico, Diretor de Divisão Técnica, Diretor de Escola, Gestor - CEU, Prof. Educação Infantil e Ensino Fundamental I, Professor de Ensino Fundamental II e Médio e Supervisor Escolar. Haverá dispensa de ponto das horas para participação do seminário, mas, em virtude da carga horária, não haverá certificação para fins de evolução funcional.


Evento: Seminário de Educação Integral “Territórios Educativos: outras geografias possíveis”.
Data: 13 de novembro
Horário: 8h às 13h30
Local: Auditório da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas – APCD
Rua Voluntária da Pátria, 547 – Santana.
Inscrições: até 11 de novembro, neste link.

Acesse a íntegra do Comunicado Nº 897, de 07 de Novembro de 2017, que foi publicado no Diário Oficial da Cidade.


Programa São Paulo Integral – é uma política pública do Município de São Paulo de Educação Integral em tempo integral que tem como objetivo promover a vivência de situações que enriqueçam seu processo formativo, expandindo tempos de permanência dos educandos na escola, nos territórios educativos e nas comunidades de aprendizagem. O programa reorganiza a matriz curricular compondo, em conjunto com a Base Nacional Comum Curricular, os Territórios do Saber, com experiências pedagógicas diversificadas.


Atualmente a Rede Municipal de Ensino da cidade de São Paulo oferece Educação Integral em Tempo Integral, com 7 horas diárias/35 horas semanais, em 82 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF), atendendo 15.630 estudantes.


Além do Programa São Paulo Integral, as EMEFs da RME ainda contam com o Programa municipal “Mais Educação São Paulo” e o Programa federal “Novo Mais Educação”, ambos de expansão de jornada e indução à política de Educação Integral em tempo integral.


A adesão ao programa possibilita que as experiências, saberes e práticas de educadores e educandos nas Unidades Educacionais e em seus territórios façam parte da jornada diária das turmas no programa, rompendo com a lógica do turno e contra turno, expandindo e qualificando os currículos das escolas da rede e priorizando os estudantes do Ciclo de Alfabetização.


O Programa “São Paulo Integral” foi instituído pela Portaria SME nº 7.464, de 03/12/2015 e reorganizado pela Portaria SME nº 8.003, de 09/10/2017.