Publicado em:

SME promove formação em Tecnologia Assistiva para equipes dos CEFAIs

Oficinas trabalharam o uso de recursos para ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiências

fab_lab_forma_edit_740_X_430.jpg


O Núcleo de Tecnologias para Aprendizagem da Secretaria Municipal de Educação (NTA/SME), em parceria com a Divisão de Educação Especial (DIEE), realizou, nos dias 13 de agosto e 4 de setembro, encontros formativos com as equipes dos Centros de Formação e Acompanhamento à Inclusão (CEFAI) das treze Diretorias Regionais de Educação (DRE). Os encontros aconteceram no Fab Lab Heliópolis, situado no Centro Educacional Unificado (CEU) Heliópolis – Profª Arlete Persoli.


A Coordenadora do Núcleo de Tecnologias para a aprendizagem da SME, Tânia Tadeu, explicou que as oficinas, ministradas pelo técnico do Fab Lab, Vinícius de Oliveira, buscaram debater como proporcionar, à pessoa com deficiência, maior independência, qualidade de vida e inclusão social, por meio da ampliação de sua comunicação e potencialização de seu aprendizado. “A intenção foi de oportunizar que professores e estudantes estejam inseridos nesse movimento de inovação e criação de conteúdo de forma autônoma, autoral e protagonista, permitindo a liberdade de criação e autonomia na prototipagem e construção de materiais educativos necessários para os estudantes”, explicou.


Além de promover o uso dos Fab Lab, espaços públicos voltados para a fabricação digital, e potencializar o arsenal de recursos que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência, os encontros se propuseram a potencializar a aprendizagem colaborativa por meio de visitas e oficinas realizadas nos diferentes espaços, onde os educadores podem relacionar os projetos das unidades ao processo de construção dos protótipos, criando soluções para problemas identificados no seu cotidiano, objetivos estes que estão de acordo com o Currículo de Tecnologias para Aprendizagem da SME.


O que é Tecnologia Assistiva? - TA é utilizada para identificar os recursos que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência e, consequentemente, promover vida independente e inclusão. Os recursos podem variar de uma bengala a moldes para melhorar a postura sentada, recursos para mobilidade manual e elétrica, equipamentos de comunicação alternativa, chaves e acionadores especiais, auxílios visuais, materiais protéticos, entre outros objetos.


Sobre os Fab Lab Livres - Os Fab Lab são laboratórios públicos acessíveis a todos interessados em desenvolver e construir projetos através de processos colaborativos de criação, de compartilhamento do conhecimento, e do uso de ferramentas de fabricação digital, como impressoras 3D, cortadoras a laser, plotter de recorte, fresadoras CNC, computadores com software de desenho digital, entre outras.


Clique aqui para ver a galeria de imagens.