Publicado em:

Secretaria Municipal de Educação firma parceria para difundir a educação ambiental e a reciclagem dos plásticos

O projeto Educação Ambiental e Reciclagem de Plásticos envolve a formação de professores e multiplicadores sobre boas práticas

plastvidaprincipal_740x430.jpg

A Secretaria Municipal de Educação (SME), em parceria com o Instituto Plastvida e o Instituto Brasileiro de PVC, desenvolverá formação e ações que possam contribuir para a disseminação do conhecimento sobre os temas de sustentabilidade dos plásticos, consumo consciente, descarte correto e relação com o material pós-consumo.

A ação é estruturada em 03 módulos: Módulo 1 – Curso de Formação dos Educadores; Módulo 2 – Projeto Papa Cartão; Modulo 3 – Projeto Tampinha Legal, com ações previstas em 5 Centros Educacionais Unificados (CEUs), com prazo previsto de 2 anos.

O trabalho visa a conscientização e a transformação de ideias e de comportamentos, por meio de ações de disseminação do conhecimento sobre os temas como sustentabilidade dos plásticos, consumo consciente e descarte adequado do material pós-consumo.

As entidades oferecem o curso “Educação e Sustentabilidade: Os plásticos, reciclagem e os resíduos sólidos”, valorizando o trabalho dos educadores dos CEUs, tornando-os multiplicadores desses conceitos e práticas. Esse curso é homologado pela SME e possibilita pontos curriculares para formação dos participantes, contribuindo para a evolução profissional do educador.

O Projeto também contempla diversas atividades práticas com as crianças, familiares e a comunidade, para promover ações de aumento do conhecimento sobre os plásticos, coleta, a reutilização e a reciclagem de plásticos. São dois módulos que envolvem essas ações. O Programa Tampinha Legal®, que promove a coleta seletiva de tampas plásticas de embalagens, de maneira didática e pedagógica, permite que o aluno se aproprie da ação para criação de obras de arte, jogos e objetos diversos e entenda o ciclo da reciclagem, sendo um partícipe do processo. Já o Projeto Papa Cartão® promove a coleta de cartões (crédito, débito, fidelidade, etc.) de PVC e outros plásticos recicláveis, fora de validade, para que sejam reciclados e transformados em placas de sinalização utilizadas nos diversos espaços dos CEUs, aprimorando a identidade visual das unidades educacionais envolvidas.

Os trabalhos serão iniciados nos CEUs da Diretoria Regional de Educação (DRE) Pirituba-Jaraguá. São eles: Perus, Jaguaré, Parque Anhanguera, Pêra-Marmelo e Vila Atlântica. Nos CEUs Pêra-Marmelo e Vila Atlântica, desde 2016, vêm sendo realizadas ações-piloto desse projeto. Nos três em que foram realizadas atividades-piloto com alunos, e também com a comunidade em eventos extracurriculares dos CEUs, mais de 30 mil pessoas – educadores, estudantes, familiares e comunidade - foram sensibilizadas sobre as boas práticas de consumo e descarte dos plásticos. Para os próximos dois anos, os parceiros acreditam atingir mais de 120 mil pessoas (alunos e familiares).

Sobre a Plastivida: A Plastivida é o instituto socioambiental dos plásticos e atua de maneira colaborativa, por meio da educação ambiental, para disseminar informações precisas e científicas sobre os plásticos - suas propriedades, aplicações, reciclabilidade, além do uso responsável e descarte adequado - a fim de contribuir com o desenvolvimento social e ambiental. Para mais informações: www.plastivida.org.br

Sobre o Instituto Brasileiro do PVC: O Instituto Brasileiro do PVC é uma associação de classe que existe para reunir e promover conhecimento técnico-científico sobre o PVC, com a crença de que através da sua versatilidade podemos oferecer soluções sustentáveis para a saúde, habitação e bem-estar da sociedade. Desta forma buscamos disseminar a correta percepção da sustentabilidade do PVC na sociedade. Para mais informações: www.pvc.org.br

plastvida_740x430.jpg