Publicado em:

Secretaria Municipal de Educação promove curso de Alimentação Escolar Saudável na Rede Municipal de Ensino

Os encontros acontecem no Instituto Mauá de Tecnologia entre os meses de maio e junho

alimentacaoescolar740x430.jpg

A Secretaria Municipal de Educação, através da Coordenadoria de Alimentação Escolar (CODAE), iniciou nesta terça-feira (7), no Instituto Mauá de Tecnologia, o primeiro encontro do curso Alimentação Escolar Saudável.

O curso possibilita a reflexão sobre práticas voltadas à alimentação no ambiente escolar, identificando os fatores que geram desperdícios de alimentos e propondo ações pedagógicas de mediação considerando os tempos e espaços relacionados à alimentação, hábitos alimentares, formas de preparação e consumo de alimentos.

As aulas acontecerão através de palestras, debates, registros feitos pelas unidades, problematização das práticas e crítica dos registros reflexivos.

Participam desta ação, Professores de Ensino Fundamental II e Médio – Ciências, Professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental I em regência no ciclo interdisciplinar, Coordenadores Pedagógicos em exercício nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental e Analista de Saúde lotado na Coordenadoria de Alimentação Escolar.

alimentacaoescolar1_740x430.jpg

A carga horária do curso é de 22 horas, sendo 20 horas presenciais e 2 horas não presenciais.

Os encontros serão realizados no Instituto Mauá de Tecnologia nas seguintes datas e horários:

Turma 1: DREs Butantã, Santo Amaro, Capela do Socorro, Campo Limpo, Pirituba Jaraguá, Freguesia Brasilândia e Jaçanã / Tremembé. Datas: 07/5, 21/5, 04/6 e 18/6.

Turma 2 : Ipiranga, Itaquera, São Miguel, Guaianases, São Miguel e Penha. Datas: 06/08, 20/08, 03/09 e 17/09.

1º Encontro

Tema: “Apresentação do Programa da Alimentação Escolar como política de Segurança Alimentar e Nutricional (dimensões da sustentabilidade), dados das pesquisas sobre estado nutricional, consumo alimentar e dados da pesquisa EAN2018”. Palestrante: Michelle Alessandra de Castro

Tema: Sistemas alimentares, panorama e impactos do desperdício no Brasil (social, ambiental, econômico e político). Palestrante: Maluh Barciotte

2º Encontro

Tema: O que entendemos por sustentabilidade? Qual o perfil de consumidor que pretendemos formar? Construção colaborativa de instrumento de observação acerca do desperdício de alimentos nas EMEFs. Palestrante: Ana Borboletto

Tema: Como nossas escolhas alimentares impactam na sustentabilidade (grupos comparativos de alimentos e agropecuária). Palestrante: Lígia Cardoso Reis.

3º Encontro

Tema: Elaboração dos planos de ação. Compartilhamentos dos instrumentos elaborados pelos participantes. Palestra: O Currículo da Cidade e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Palestrante: Julia P. Florido – CODAE/SME.

4º Encontro

Tema: Escola como lócus de educação ambiental. Palestrante: Mirtes Moreira Silva. Apresentação em plenária de uma síntese das ações realizadas.

Ao final da formação será entregue um plano de ação contendo o diagnóstico acerca do desperdício de alimentos da unidade e práticas pedagógicas para melhora do consumo da alimentação escolar.

Para conhecer outras ações de alimentação escolar realizadas na Rede Municipal de Ensino, acesse a página da Coordenadoria de Alimentação Escolar.