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Apresentação

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O Ensino Fundamental e Médio compreende um extenso período da vida escolar – doze anos.

A chegada a essa etapa da Educação Básica se dá ainda na infância, quando o processo de alfabetização acontece. A leitura de mundo da criança passa a ganhar novas dimensões de expressão. A fim de expandir essas expressões, o processo de alfabetização e letramento caminha na busca de formar um cidadão solidário, crítico e autônomo. Essa busca lida não só com as diversas linguagens do mundo atual, como também com as questões que perpassam a infância e a juventude. Afinal, é no Ensino Fundamental que essa passagem acontece. A entrada na adolescência traz consigo uma série de mudanças, a começar pelo corpo. É o momento em que a autoria parece fundamental no processo formativo do jovem. Enquanto autor em seu percurso escolar, é necessário a ele tomar decisões, assumir compromissos com outras pessoas, ser responsável e, por fim, argumentar criticamente suas escolhas e decisões.

Já no Ensino Médio, esse processo autoral se aprimora e o exercício de olhar um mesmo objeto de conhecimento na perspectiva dos diferentes componentes curriculares se torna constante e mais desafiador.

No Ensino Fundamental e Médio, portanto, educar implica considerar tanto o desenvolvimento individual do estudante – que chega criança e sai adolescente – como a condição social, cognitiva e afetiva dele.

Diante de uma responsabilidade dessa natureza, a proposta da Coordenadoria Pedagógica (COPED) Ensino Fundamental e Médio é, respeitando sempre a autonomia das Unidades Educacionais, implementar a Reorganização Curricular e Administrativa por meio de permanentes discussões com os educadores, a fim de garantir os direitos de acesso, permanência e aprendizagem qualitativa de cada um de nossos estudantes.