Portal da Secretaria Municipal de Educação

Apresentação - Sala e Espaço de Leitura


Em junho de 2017, o Programa: Sala e Espaço de leitura da Rede Municipal de Ensino de São Paulo completa 45 anos!

Instituído no município de São Paulo, em 1972, com a experiência piloto Programa Escola-Biblioteca, nasceu como uma ação intercomplementar que propunha o entrosamento entre uma escola municipal e uma biblioteca infantil pública por meio de atividades de leitura a serem realizadas nos espaços da biblioteca.

Quarenta e cinco anos depois, o Programa Sala e Espaço de Leitura encontra-se em pleno funcionamento para disseminação da cultura da leitura entre os educandos da Rede Municipal de Educação de São Paulo. Trata-se de um dos pioneiros, mais longevos e abrangentes programas institucionais voltados à leitura e à formação de leitores.

Atualmente, o Programa Sala e Espaço de Leitura integra a grade curricular das EMEF, EMEFM e EMEB da cidade de São Paulo, com uma aula semanal, além de projetos realizados no contraturno dos educandos e educandas.

Além de disponibilizar obras literárias para toda comunidade escolar, as práticas pedagógicas dos Professores Orientadores da Sala de Leitura (POSL) nas Salas de Leitura favorecem a apropriação da cultura da leitura pelos estudantes, orientados pelas seguintes diretrizes:

  • a concepção da leitura como um processo de compreensão mais abrangente da realidade, que começa antes do contato com o texto e vai além dele; 
  • a literatura entendida como direito inalienável do ser humano; 
  • a bibliodiversidade como forma de atender toda a comunidade educativa;
  • a mediação como potencializadora da autonomia leitora do educando, caracterizada pela socialização de critérios de escolha, apreciação estética de leitura e confrontação com outros leitores das interpretações geradas por uma leitura;
  • a ampliação do repertório como forma de favorecer a apropriação da cultura da leitura e a melhoria significativa do processo ensino-aprendizagem.

Consulte a Portaria n.7655/15 para saber mais sobre as Salas e Espaços de Leitura e o trabalho desenvolvido pelos POSLs.