Portal da Secretaria Municipal de Educação

Bibliotecários

As bibliotecárias e os bibliotecários (Analistas em Informação, Cultura e Desporto – Biblioteconomia) das bibliotecas dos 46 Centros de Educação Unificados – CEUs da Secretaria Municipal de Educação oferecem atendimento, acolhimento e mediação de informação e leitura e uma programação variada a todas as idades, garantindo aos moradores dos bairros mais afastados amplo acesso ao livro e à leitura.

O trabalho oferecido por bibliotecários e bibliotecárias dos CEUs não se destina apenas aos alunos matriculados nas unidades escolares. Abrange todas as comunidades dos CEUs e entorno, oferecendo oportunidades educacionais não-formais para um grande conjunto de pessoas, como saraus, rodas de leitura, café e chás literários, debates e acolhimento das atividades dos coletivos culturais periféricos. Pelo trabalho desses profissionais, a biblioteca CEU é um lugar atrativo para a promoção dos autores das regiões e afetivo por oportunizar visibilidade para a cultura efervescente das periferias de São Paulo.

A partir da interlocução com os educadores da RME/SP, as bibliotecárias e os bibliotecários dos CEUs – em redes de leitura – têm contribuído decisivamente para a implementação das Leis 10.639/03 e 11.645/08, que dispõem sobre a obrigatoriedade do ensino de Cultura e História Afro-brasileira e Indígena nas escolas de todo o território nacional, ao trabalharem em suas ações e projetos com as literaturas africana, afro-brasileira, indígena, as literaturas marginais periféricas e com a igualdade de gênero. Cabe também ressaltar que os planejamentos de atividades das bibliotecas têm sido construídos em sintonia com o Projeto Político Pedagógico dos CEUs, e com o estabelecido na Lei 16333/15 – Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca da cidade de São Paulo.

As bibliotecas da Secretaria Municipal de Educação, localizadas nos quarenta e seis Centros de Educação Unificados – CEUs, estão sob a coordenação da COCEU - Coordenadoria de CEUs e Educação Integral e da NTC/ SAEL. Como seus acervos estão inseridos no Sistema Alexandria, as bibliotecas CEUs fazem parte do Sistema Municipal de Bibliotecas da Cidade de São Paulo, coordenado pela Secretaria Municipal de Cultura - SMC. Atualmente, a Secretaria Municipal de Educação conta com 122 Analistas em Informação, Cultura e Desporto–Biblioteconomia, 46 coordenadores de Projetos de biblioteca.

foto1_BIBLIOTECARIOS_mediacaoleitura_CEUSaoMateus_740_X_430.jpg

Mediação de leitura na Biblioteca do CEU – São Mateus – DRE São Mateus, com o bibliotecário Carlos de Araújo Otelac.