Conhecendo a Educação Infantil Indígena

Desde 2004, os Centros de Educação Infantil Indígena (CEII) - unidades educacionais vinculadas aos Centros de Educação e Cultura Indígena (CECI) Jaraguá, Tenondé Porã e Krukutu - oferecem atendimento às crianças guarani mbya de 0(zero) a 5(cinco) anos.

Respeitando-se as escolhas da comunidade guarani, aldeiada na cidade de São Paulo, as atividades são realizadas na língua guarani e organizadas - a partir de um calendário escolar que considera os ciclos da natureza e os ensinamentos tradicionais dos mais velhos - por educadores indígenas das próprias aldeias. O curriculo segue os processos próprios de aprendizagem desenvolvidos a partir dos interesses, dos hábitos e das crenças indígenas, ao mesmo tempo que intenciona favorecer o acesso dos educadores e das crianças guarani às informações e aos conhecimentos técnico-científicos da sociedade juruá(não indígena).

Buscando a construção de uma Educação Infantil indígena guarani que colabore com o fortalecimento do nhande-reko - o modo de ser guarani - e assegure o desenvolvimento e a boa aprendizagem das crianças guarani mbya, a Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio da Divisão de Educação Infantil (DIEI), realiza o acompanhamento pedagógico junto às 3 (três) aldeias da cidade. Desta forma, a partir da formação continuada realizada com os educadores indígenas, a Secretaria tem buscado compreender melhor a cultura guarani e qualificar, a partir da reflexão sobre as práticas pedagógicas cotidianas em curso nos CEII/CECI, o trabalho desenvolvido com as crianças.