Portal da Secretaria Municipal de Educação

Ciclo Autoral

ciclo_autoral_740_x_430.jpg

Diante da necessidade de pensar uma nova concepção de currículo sócio-histórico e cultural, capaz de integrar a Educação Básica e promover uma educação inclusiva, o Programa  Mais Educação São Paulo reorganiza o Ensino Fundamental de nove anos em ciclos de aprendizagem. Ciclo entendido como uma etapa da escolaridade diretamente relacionada aos direitos de aprendizagem, à interdisciplinaridade e à autoria.

O Ciclo Autoral – que abarca o 7º, 8º e 9º ano do Ensino Fundamental – enfatiza a construção de conhecimento a partir de projetos curriculares comprometidos com a intervenção social. Em outras palavras, leitura, escrita, resolução de problemas, análise e produção críticas devem, por meio das múltiplas linguagens, dialogar com a realidade dos estudantes, do ponto de vista espaçotemporal, social, cultural e histórico.

Ao longo deste ciclo, será desenvolvido pelos educandos o Trabalho Colaborativo de Autoria (TCA). Articulando saberes consolidados durante o Ensino Fundamental, o TCA – comprometido com a intervenção social – se pretende fruto de um processo educativo caracterizado pela formação de cidadãos autônomos, críticos e participativos.

A fim de fomentar esse percurso autoral, Secretaria Municipal de Educação de São Paulo criou o portal Tá na Rede para disseminar e incentivar a construção colaborativa de conhecimento em rede e a troca de experiências dos estudantes do Ciclo Autoral.  
 
Acesso ao portal Tá na Rede
Vídeo Institucional - Tá na Rede
Plano de Navegação do Autor -  Versão Professor - Versão Aluno
Carta de Apresentação  - Tá na Rede
Boletim Tá na Rede - 1
Diálogos Interdisciplinares a caminho da autoria - elementos conceituais e metodológicos para a construção dos direitos de aprendizagem do Ciclo Interdisciplinar