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Ciclo Interdisciplinar

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Diante da necessidade de pensar uma nova concepção de currículo sócio-histórico e cultural, capaz de integrar a Educação Básica e promover uma educação inclusiva, o Programa Mais Educação São Paulo reorganiza o Ensino Fundamental de nove anos em ciclos de aprendizagem. Ciclo entendido como uma etapa da escolaridade diretamente relacionada aos direitos de aprendizagem, à interdisciplinaridade e à autoria.

Interdisciplinaridade remete à integração dos componentes curriculares, e não à compartimentação deles. É desse modo que o Ciclo Interdisciplinar, abrangendo o 4º, 5º e 6º ano do Ensino Fundamental, é concebido. Pensando nessa integração, há a docência compartilhada, composta de um professor polivalente e um professor especialista.

Ao educador, atuar de forma interdisciplinar requer autonomia, autoria e disposição ao coletivo. Se a tomada de decisões se dá de modo solitário e a avaliação acontece apenas no final do percurso, não há interdisciplinaridade. Este exige um olhar formativo para o processo.

I Seminário Municipal de Educação para Construção dos Direitos de Aprendizagem do Ciclo Interdisciplinar

Interfaces Curriculares – 4º e 5º anos

Diálogos Interdisciplinares a Caminho da Autoria - elementos conceituais e metodológicos para a construção dos direitos de aprendizagem do Ciclo Interdisciplinar