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Ciclo de Alfabetização



O Ciclo de Alfabetização – 1º, 2º e 3º ano do Ensino Fundamental – atende às crianças de 6 a 8 anos. A prática educativa deste Ciclo deve considerar as potencialidades das crianças, seus diferentes modos e ritmos de aprendizagem no processo de alfabetização e letramento.

Este período deve, para atender integralmente aos direitos de aprendizagem das crianças, ser incrementado de inúmeras possibilidades para que toda criança possa construir conhecimentos diversificados e multifacetados de forma contínua, dialógica e progressiva ao longo dos três anos.

As diferentes e múltiplas linguagens, como o brincar, as linguagens corporais, artísticas, tecnológicas devem ser impulsionadas na escola como parte importante do universo infantil contemporâneo. Nesse contexto, o letramento como possibilidade de ler e compreender a realidade ao redor, fundamenta-se em premissas que consideram as crianças como autoras e produtoras de culturas infantis.

Tais culturas precisam ser reconhecidas e acolhidas, portanto, no planejamento do trabalho do professor alfabetizador integrado às ações dos professores de Arte, Educação Física, Inglês, Tecnologias para a Aprendizagem e Sala de Leitura. Esta integração mais profícua será embasada na escuta e observação atentas, na dialogicidade e na participação de todos os envolvidos no processo.


Elementos conceituais e metodológicos para definição dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento do ciclo de alfabetização (1º, 2º e 3º anos) do ensino fundamental

Orientação Normativa Nº 01/13 – Avaliação na Educação Infantil

Revista Magistério – Edição Especial PNAIC