Portal da Secretaria Municipal de Educação

Classes Hospitalares


A Prefeitura do Município de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), e a Fundação Antônio Prudente – Hospital A.C. Camargo, tem acordado entre si um Termo de Convênio para a manutenção de Classes Hospitalares destinadas aos bebês e às crianças que encontram-se em tratamento de saúde e impossibilitados de frequentar a escola em regime regular de atendimento.


O Hospital A.C. Camargo conta com a Escola Especializada SCHWESTER HEINE, na qual professoras da Rede Municipal de Ensino (RME) atendem não somente as especificidades das crianças da Cidade de São Paulo como organizam seus planejamentos de forma a promover um atendimento pedagógico que respeite as necessidades, os interesses e as particularidades de um momento vivido por cada bebê e por cada criança que encontra-se em tratamento no hospital.


Como contrapartida da cedência de professores da RME, a Fundação Antônio Prudente realiza dois Seminários Anuais de Formação denominados Classe Hospitalar: atendimento pedagógico aos escolares em tratamento de saúde no contexto hospitalar. A formação é realizada

para 200 educadores da rede e trata sobre a História das Classes Hospitalares no Estado e na Cidade de São Paulo, o Papel de Escola Hospitalar na perspectiva educacional, psicológica, psiquiátrica e médica e os impactos para a própria família.


O próximo Seminário Anual de Formação acontecerá no dia 15 de setembro de 2018, no Auditório A.C. Camargo, e as inscrições serão realizadas pelas Diretorias Pedagógicas (DIPED) de cada Diretoria Regional de Educação.