Portal da Secretaria Municipal de Educação

Como funciona?


O que é?

O Programa Cartão do Educador é o benefício de 20% (vinte por cento) de desconto do preço de capa de livros de literatura e de obras destinadas à formação docente e de 10% (dez por cento) para as obras cuja data de lançamento não ultrapasse 01 (um) ano no momento da compra.

O desconto é válido apenas para compras de livros de literatura e para formação docente realizadas em lojas físicas, não contemplando livros didáticos, paradidáticos e periódicos, nem as compras efetuadas pela internet. O uso do Cartão do Educador é ilimitado na vigência do Acordo de Cooperação.

Para quem é?

Como beneficiários estão todos os Servidores da Secretaria Municipal de Educação – SME/SP, ativos e inativos, independente da data de ingresso na SME/SP.

Por quê?

O Programa Cartão do Educador constitui-se numa importante ação que integra a política pública de incentivo à leitura e formação de leitores da Cidade de São Paulo, consubstanciada na Lei nº 16.333/2015 que instituiu o Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas.

Pela retomada do Programa Cartão de Educador é possível contribuir para que todos os servidores da Secretaria Municipal de Educação – SME/SP ampliem o acesso ao livro e seus repertórios literários e formativos. Esta perspectiva reverbera em práticas educativas para a formação dos leitores na Rede Municipal de Ensino – RME/SP.

O aumento da frequência dos educadores da RME/SP nas livrarias e do consumo do livro, por sua vez contribui para fomentar a cadeia de produção do livro e, com isso, poderá estimular os trabalhos de autoria, a produção editorial, o sucesso das livrarias, o acesso às literaturas e, por consequência, interessantes práticas de mediação de leitura nas unidades educacionais da RME/SP.

Como funciona?

Para usar o seu Cartão do Educador, o servidor deve:


O desconto de 20% só será oferecido em livrarias físicas participantes na compra de livros de literatura e de formação; no caso de obras cuja data de publicação seja inferior a um ano calendário no momento da compra, o desconto será de 10%; os livros didáticos, paradidáticos e os periódicos não fazem parte do Programa Cartão do Educador.

O servidor deverá comprar presencialmente, sem intermediação de outra pessoa.

Onde comprar?

Clique aqui para conhecer as livrarias participantes e seus endereços.

Quem são os parceiros?

O Programa Cartão do Educador é um Acordo de Cooperação sem repasse de verba pública estabelecido entre a Secretaria Municipal de Educação - SME, a Associação Nacional das Livrarias – ANL e a Câmara Brasileira do Livro – CBL.

Para conhecer melhor nossos parceiros, acesse:

Associação Nacional das Livrarias
www.anl.org.br

Câmara Brasileira do Livro
www.cbl.org.br