Portal da Secretaria Municipal de Educação

Dicas para famílias


Você já brincou com a sua criança hoje?

"A brincadeira é a principal atividade de bebês e crianças, nela emergem as experiências de ação com o mundo, nela acontecem descobertas e aprendizagens, o que faz da brincadeira um ato de relação com o mundo e com os outros e com os outros que se constitui como um processo sócio-histórico-cultural e, portanto, aprendido nas relações humanas e no uso social dos objetos".

(trecho extraído do documento Currículo Integrador da Infância Paulistana, p. 56, publicado pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo - disponível para download neste link.

Com o quê a sua criança brinca?

A garantia aos bebês e crianças de acesso a materiais diversificados, geradores de enredos para as explorações, para as produções e para as brincadeiras infantis é condição necessária para organizar vivências promotoras de desenvolvimento cultural. Valorizar o uso de materiais simples e de fácil aquisição, como recicláveis, tecidos, materiais da natureza (plantas, sementes, folhas secas, frutos), ao lado de material de desenho, pintura, modelagem, construção, diversos portadores de textos, instrumentos de pesar, medir, observar e registrar, por exemplo, contribui para a diversificação das vivências e para a criação de novos interesses de conhecimento e de expressão de bebês e crianças.

(trecho extraído do documento Currículo Integrador da Infância Paulistana, p. 51, publicado pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo - disponível para download neste link:http://bit.ly/2JbX3Mh )