Portal da Secretaria Municipal de Educação

FLIMPi!

A Feira Literária Marginal Periférica e Independente – FLIMPi! foi organizada e realizada pela SME por meio do Núcleo Técnico de Currículo Sala e Espaço de Leitura – NTC/SAEL e da Coordenadoria dos CEUs e Educação Integral – COCEU, juntamente com a Secretaria Municipal de Cultura – SMC e com os coletivos produtores de cultura das periferias da cidade de São Paulo. Foram duas edições, em Novembro de 2015 e em Maio de 2016, ambas na Galeria Olido, com apresentações musicais, literárias, audiovisuais, feira de livros e debates com autores e autoras etc.

Vale destacar que a segunda edição da FLIMPi! deu-se concomitantemente ao I Encontro Audiovisual Periférico, organizado e realizado conjuntamente com a Empresa de Cinema e Audiovisual de São Paulo – SP Cine e os coletivos independentes de produção audiovisual. Nessa edição, educadores e bibliotecários tiveram a oportunidade de assistir curtas, médias e longas-metragens, além de clips e vídeos-poesia, todos produzidos por coletivos independentes da cidade de São Paulo.

Para a primeira edição da FLIMPi! foram convocados POSLs e bibliotecários dos CEUs, portanto, estiveram presentes aproximadamente 1000 educadores, fora o público espontâneo.

Para a segunda edição foram convocados POSLs, bibliotecários e coordenadores pedagógicos das unidades de ensino fundamental. Passaram por essa edição da FLIMPi! 1500 educadores, mais o público espontâneo.

foto3_FLIMPi_OswaldoFaustino_IFLIMPi_DanielArroyo_740_x_430.jpg
Oswaldo Faustino abriu a 1ª FLIMPi! com uma contação de história para os professores e bibliotecários. Os griots são verdadeiras bibliotecas ambulantes e são responsáveis pela transmissão de narrativas de geração para a geração, mantendo viva as tradições de um povo.

foto4_FLIMPi_professorescirculando_IFLIMPi_740_x_430.jpg
O público da FLIMPi! aproveitou a feira de livros nos corredores da Galeria Olido. Estiveram presentes dezenas coletivos e editoras independentes, propiciando a aproximação entre as literaturas não-hegemônicas e as escolas da Rede Municipal de Ensino – RME.

foto5_FLIMPi_professorausaototem.jpg
Educadora assiste ao programa Suburbano Entrevista, com Alessandro Buzo, em um dos totens espalhados pelos corredores da Galeria Olido durante a 2ª FLIMPi! e o 1º Encontro Audiovisual Periférico. Confira todos os programas no canal Suburbano Convicto no Youtube clicando aqui.

foto6_FLIMPIDeboraGarcia_DanielArroyo.jpg
A autora Débora Garcia, durante os debates na mesa "Pretas, poderosas e empoderadas: a dor, a beleza e a força da escrita das mulheres negras", na 1ª FLIMPi!, que contou também com as autoras Miriam Alves, Lids Garcia e a mediação da educadora Cristiane Santana Silva.

foto7_FLIMPi_Ana_Jo_Jennifer.jpg
As autoras Jô Freitas e Jennyfer Nascimento debatem com a mediação de Ana Fonseca na mesa "Pretextos de mulheres negras: narrativas e personagens", na 2ª FLIMPi!

foto8_FLIMPi_Sheilaecriancas.jpg
Estudantes das redes públicas de ensino, Vanessa Freitas, Pedro Lucas, Kaique Luiz e Sara Helen, mediados pela educadora Sheila Ferreira Costa Coelho, mostraram que tem muito a dizer na mesa "Estive no sarau e lembrei de você: vivências estudantis nos saraus da cidade", que fez parte da programação da 2ª FLIMPi!

foto9_FLIMPi_Tula.jpg
A autora Tula Pilar cantou e encantou com sua apresentação no Sarau do Binho, na 2ª FLIMPi!

foto10_FLIMPi_Pezao.jpg
O Sarau do Binho também levou à 2ª FLIMPi! o grande Pezão, cofundador da Cooperifa e um dos poetas pioneiros da cena de saraus da região metropolitana de São Paulo.

foto11_FLIMPi_Marcio.jpg
Marcio Rodrigues, um dos idealizadores da FLIMPi!, se apresentou com o Sarau do Pira.

foto12_FLIMPiFilhosdeUrurai.jpg
Os poetas Andrio Ferreira e Rafael Carnevalli, dos Filhos de Ururaí,que também conta com Lucas Afonso, apresentam-se no palco da 2ª FLIMPi! e 1º Encontro Audiovisual Periférico.

foto13_FLIMPi_cordeis.jpg
Entre os muitos gêneros aos quais todo o publico da FLIMPi! teve acesso,títulos variados de cordéis.

foto14_FLIMPi_Rodrigociriaco.jpg
O mesquiteiro rodrigo Ciríaco, diretamente da sua biqueira Literária, chama todo o público da FLIMPi! para o Sarau dos Mesquiteiros.

foto15_FLIMPi_Mesquiteiros.jpg
A mesquiteira Suyane Santana exibe toda a sua poesia no Sarau dos Mesquiteiros, na 2ª FLIMPi!