Portal da Secretaria Municipal de Educação

Formação do POIE - Professor Orientador de Informática Educativa

Os laboratórios de Informática e os demais espaços escolares são ambientes privilegiados para desenvolvimento e ampliação de competências e habilidades no contexto digital. O POIE - Professor Orientador de Informática Educativa - é o gestor destes espaços físicos e dos ambientes virtuais elencados para o desenvolvimento de aprendizagens dos sujeitos que atuam nesse universo. Cabe a ele dinamizar e qualificar o trabalho desenvolvido garantindo que alunos, professores e toda a comunidade escolar tenham acesso e se beneficiem dos recursos disponíveis nestes ambientes. O POIE assume papel fundamental na promoção de projetos e atividades que auxiliem a U.E a ser uma comunidade de aprendizagem e alcançar as metas previstas para seus alunos.
Esta ação de formação continuada tem como objetivo subsidiar o trabalho dos POIE, enquanto regentes, por meio de momentos de reflexão sobre o planejamento das ações direcionadas às novas formas de ensinar e aprender no contexto digital, nas redes e espaços virtuais de comunicação entre alunos, professores e formadores, socialização das práticas e vivências de experiências comunicacionais em espaços de formação colaborativa a distância e redes sociais para o atendimento as demandas acima descritas.
A formação desses profissionais está pautada pelo Programa de reorganização curricular e administrativa, ampliação e fortalecimento da rede municipal de ensino de São Paulo, políticas pedagógicas curriculares, considerações sobre o currículo e os direitos de aprendizagem e desenvolvimento dos alunos na rede municipal de São Paulo, contexto e perspectivas, diretrizes curriculares nacionais, pelas Orientações Curriculares de TIC – proposições de expectativas de aprendizagem, tematização das práticas cotidianas, pelas estratégias contidas no Caderno de Orientações Didáticas – Ler e Escrever- Tecnologias na Educação e pelas estratégias de formação: socialização, aprendizagem colaborativa na web, pesquisa, comunicação e publicação na internet, documentação pedagógica na perspectiva de prospecção.
O programa de Informática Educativa prevê a formação permanente dos educadores para atuação no desenvolvimento de habilidades voltadas para inclusão do universo midiático em que a escola, na sua dimensão social, está inserida.
  • Curso para POIE ingressante;
  • Cursos optativos de formação continuada para Professores Orientadores de Informática Educativa- POIE;
  • Cursos optativos, para educadores da rede, na área de Tecnologia na Educação por meio de diferentes linguagens midiáticas e uso de softwares pedagógicos;
  • Cursos nas modalidades presencial e a distância em comunidades virtuais para educadores e alunos da rede;
  • Encontros de Formação das equipes de Informática Educativa das Diretorias Regionais de Educação com elaboração de cursos e pautas conjuntas para os encontros mensais de formação continuada realizados com os Professores Orientadores de Informática Educativa de cada região da cidade de São Paulo.
A navegação orientada é um evento realizado online dentro do facebook, educadores usam um dos horários de planejamento coletivo (JEIF) e juntos coordenadores, diretores e professores, navegam simultaneamente por projetos pré-selecionados e conforme navegam incluem seus comentários e têm sua atenção dirigida a aspectos que realçam a qualidade desses projetos. Em cada mês são focadas atividades de uma ou duas diretorias regionais e a participação voluntária, tem crescido mês a mês.